31/10/2023

Árbitro do ICSC – Veleiros da Ilha, Ricardo Navarro é o Delegado Técnico dos Jogos Pan-Americanos de Santiago e das Olimpíadas de Paris-2024

Ricardo Navarro é o atual presidente do Comitê de Oficiais de Regata da World Sailing, além de ter exercido o cargo de Field of Play Manager nas Olimpíadas do Rio-2016

Ricardo Navarro, atual presidente do Comitê de Oficiais de Regatas da World Sailing, é o Delegado Técnico dos Jogos Pan-Americanos de Santiago e das Olimpíadas de Paris-2024. Navarro, que também atua como árbitro do ICSC – Veleiros da Ilha, está coordenando as regatas na raia de Algarrobo, local das competições do Pan durante toda esta semana, e exercerá a mesma função na raia de Marselha, na França, que sediará as disputas olímpicas no próximo ano.

Tanto nos Jogos Pan-Americanos quanto nas Olimpíadas, o catarinense assume o papel principal na arbitragem das competições internacionais. Essa posição requer a supervisão de todos os árbitros, a comunicação, a área técnica, os voluntários, os locais de regata, a raia e a área operacional. “Minha função nos Jogos Pan-Americanos é supervisionar o esporte, representando a World Sailing como Delegado Técnico. Vamos lidar com a parte técnica do evento, aprovar as medidas tomadas pelo Comitê Organizador e supervisionar toda a área de competição”, comenta Ricardo Navarro.

Ainda em relação às disputas do Pan, que tiveram início no sábado (28) e continuarão até o próximo sábado (4), o árbitro comentou sobre a importância das competições e o que está em jogo ao longo da semana. “O nível técnico deste Pan será o mais elevado da história. Das 13 classes em disputa, 9 são olímpicas. Todas essas classes olímpicas serão determinantes para classificar os países para as Olimpíadas de Paris-2024. O nível será extremamente alto”, ressalta.

Em Santiago, além de Ricardo Navarro, o ICSC – Veleiros da Ilha conta com outros três representantes na área técnica da competição. Roberto Salles, Alexandre Neves e Marcus Vinícius foram convocados como árbitros oficiais para atuar nos jogos. “Os três árbitros do Veleiros da Ilha possuem vasta experiência. Todos eles já trabalharam em eventos internacionais como as Olimpíadas e os Jogos Pan-Americanos. Isso demonstra que a vela catarinense está muito bem representada não apenas pelos atletas, mas também na área de arbitragem”, destaca Navarro.

Experiência olímpica:
Em Paris-2024, Ricardo Navarro embarcará em sua quarta missão olímpica. O catarinense atuou como árbitro de regatas nas edições de Pequim-2008 e Londres-2012. No Rio de Janeiro, em 2016, ocupou o cargo de Field of Play Manager, responsável pela coordenação da montagem do local e das operações relacionadas à competição, garantindo que o evento estivesse em conformidade com os padrões internacionais estabelecidos pela World Sailing.

Para as Olimpíadas de 2024, o Comitê Olímpico Internacional recebeu o nome do árbitro brasileiro para coordenar a vela em Paris, a pedido da World Sailing, entidade que governa o esporte globalmente. Navarro será o elo entre todas as federações do esporte e o COI.

“Será uma honra representar meu país e meu clube nos Jogos Olímpicos de Paris. Tanto a CBVela quanto o Veleiros da Ilha têm investido muito na formação técnica, especialmente na área de gerenciamento de regatas, e esse investimento está rendendo frutos com vários árbitros sendo indicados como oficiais de regatas”, conclui Navarro.

Fotos: Matias Capizzano / Photosport