12/01/2020

Velejadores do Iate Clube de Santa Catarina brilham em competições nacionais

Equipe do Veleiros da Ilha conquista o terceiro lugar no Brasileiro de Optimist , em Porto Alegre. Em Brasília quatro velejadores sobem ao pódio no Brasileiro de Laser Radial

Os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina fizeram bonito em duas das principais competições nacionais de vela realizadas em janeiro. Em Porto Alegre, a equipe de jovens atletas composta por Clara Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira conquistou o terceiro lugar no Brasileiro de Optimist. Já em Brasília, José Irineu, Fábio Ramos, Edmundo Grisard e Fernando Navarro subiram ao pódio em suas categorias pelo Brasileiro de Laser Radial.

48º Campeonato Brasileiro de Optimist:

Maior competição de vela de base do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Optimist reúne os melhores atletas do país em Porto Alegre, com sede no Veleiros do Sul. Após a conquista de Davi Neves, campeão nacional de Estreantes, a competição seguiu nos últimos dias com as disputas individuais entre os Veteranos. Após dois dias de regatas o campeonato deu lugar ao evento por equipes neste sábado (11) e os catarinenses brilharam mais uma vez subindo ao pódio.

A equipe do Iate Clube de Santa Catarina foi composta por Clara Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira, o mesmo quinteto que havia conquistado o bronze em Ilhabela (SP), em 2019. A campanha começou com vitórias sobre as equipes Rio Grande do Sul 3 e Rio de Janeiro 2. Na sequência uma derrota para o Rio de Janeiro 1 não atrapalhou o objetivo de lutar pelo pódio. Vitórias sobre Bahia 1 e São Paulo colocaram Santa Catarina no pódio. A derrota para Pernambuco 1 na semifinal deu aos catarinenses a terceira posição, atrás da equipe nordestina, vice-campeã, e do Rio Grande do Sul 1, campeão do evento.

Neste domingo a competição retorna com as disputas individuais definindo as flotilhas ouro e prata para os dois últimos dias de regatas na segunda e terça. O Campeonato Brasileiro apontará também os 15 atletas classificados do país para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Mar de Plata, entre os dias 21 e 28 de março. O Brasil conta com quinze vagas e necessariamente é preciso de quatro atletas de cada gênero, com as vagas sendo distribuídas de acordo com a classificação geral. 

27º Campeonato Brasileiro de Laser Radial:

Em Brasília, sede do 27º Campeonato Brasileiro de Laser Radial, a equipe do Veleiros da Ilha celebrou bastante os bons resultados. Destaque para o quarto lugar geral de José Irineu, campeão na categoria Sub-19 e vice-campeão entre os homens, atrás apenas do experiente paranaense Andrey Godoy. José Irineu faz parte da equipe de Vela Jovem do ICSC, através do Programa Velas ao Vento, e o resultado confirma que a ação já vem rendendo frutos.

Os atletas mais experientes do Iate Clube de Santa Catarina também fizeram bonito em suas categorias. Fábio Ramos foi campeão na Master, enquanto Edumundo Grisard (Grand Master) e Fernando Navarro (Great Grand Master) terminaram a competição na terceira posição. A equipe ainda contou com a presença de Henrique Grisard que usou o evento com base para o Campeonato Brasileiro de Laser Standard e que também será realizado em Brasília nesta semana.

Importante ressaltar que o Campeonato Brasileiro de Laser vale como seletiva para o Mundial da ILCA 2020 das classes Radial Júnior Feminino; 4.7 Masculino; 4.7 Feminino; Sub 21 Standard e Sub 21 Radial Feminino e também para os Jogos Pan-Americanos Master Rio 2020. 

Fotos: André Silva Fotografias/Iate Clube de Brasília