13/01/2022

Veleiros da Ilha classifica sete velejadores para a flotilha ouro do Brasileiro

Melissa Paradeda venceu uma regata e segue na 2ª posição

Muito calor e pouco vento. A quarta-feira (12) não foi fácil para os velejadores na raia de Maria Farinha, Pernambuco, sede do 50º Campeonato Brasileiro de Optimist. Após esperarem por um bom tempo dentro d´água, o vento apareceu no meio da tarde e a comissão conseguiu realizar uma única regata no terceiro dia de competições. Com isso, foram definidos os atletas classificados para as flotilhas ouro e prata, com sete velejadores do ICSC conquistando vaga na ouro.

Melissa Paradeda venceu sua primeira regata no Campeonato e manteve uma média excelente. Com 7 pontos perdidos após o descarte, a velejadora manteve a segunda posição apensa dois pontos atrás de Arthur Back (RJ). Davi Neves também segue ganhando posições. Nesta quarta ele ficou em 3º na única regata do dia e agora já ocupa o sexto lugar geral com 17pp.

Aliás, o dia foi muito positivo para os velejadores do Veleiros da Ilha. Todos tiveram ótimo rendimento e ganharam posições. Erik Scheidt manteve-se no top-15, enquanto Heitor Rangel fez sua melhor regata na competição. Com um quinto lugar, o atleta subiu para a 34ª colocação. Julio Floriano manteve-se entre os top-50 e garantiu vaga na flotilha ouro.

Destaque também para Lucca Carbone, em 55º, e Lara Candemil, 57ª, ambos classificados para a flotilha ouro. Quem também velejou muito bem nesta quarta-feira foi Luiza Mateus. Em seu primeiro Brasileiro como Veterana, a atleta evoluiu muito nos três dias, sempre melhorando suas classificações, e com o 21º lugar na regata desta quarta subiu para o 78º lugar na classificação geral.

Nesta quinta-feira (13) acontece o campeonato por equipes. O time do Veleiros da Ilha será formado por Melissa Paradeda, Davi Neves, Erik Scheidt, Heitor Rangel e Julio Floriano. 

Amanhã os atletas têm um descanso e voltam a raia de Maria Farinha dia 15, sábado, para o início das regatas finais até dia 17, segunda. Além da Copa Brasil Estreante de Optimist e do Brasileiro de Optimist, Maria Farinha sediará em janeiro o Campeonato Brasileiro de 29er (de 16 a 23), o Campeonato Brasileiro de 420 (16 a 23) e a Copa da Juventude (22 a 30). Durante este mês de janeiro, a expectativa é que mais de 300 velejadores passarão pelo Cabanga.

A flotilha do Veleiros da Ilha viaja com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/ Cabanga