17/04/2017

Três velejadores do ICSC garantem vagas nas competições internacionais de Optimist

José Irineu confirmou vaga no Europeu e Isabela de Faria e João Gerônimo se classificam para o Norte-Americano

Terminou nesse domingo o Campeonato Brasil Centro, válido como seletiva para os campeonatos internacionais de Optimist, realizado desde a quarta-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro. Os velejadores da flotilha do Iate Clube de Santa Catarina José Irineu (Europeu), Isabela Rocha de Faria e João Gerônimo (Norte-Americano) classificaram-se para integrar a equipe brasileira após a soma dos resultados do evento dessa semana e do Brasileiro da classe, realizado em janeiro, em Vitória.

“O Campeonato foi muito difícil. Ventos de 10 a 12 nós de média e com bastante correnteza e alguns dias rondados. A nossa equipe teve um bom desempenho para as condições. Os mais novos fizeram boas regatas. Agora vamos trabalhar forte nos treinos e competir o máximo de eventos possíveis para que eles possam ganhar mais experiência. Nosso foco é tentar correr a Semana de Buenos Aires, Sul-Brasileiro, Norte-Nordeste, e, é claro, o Brasileiro ano que vem”, explica Bernardo Luz, treinador da equipe.

Quarto colocado no Brasileiro, José Irineu finalizou o Brasil Centro na 25ª posição e em sexto lugar na soma geral dos dois eventos, ficando com a primeira vaga no Campeonato Europeu, uma vez que os cinco primeiros do ranking garantiam vaga no Mundial. Logo atrás de José Irineu no Brasil Centro veio a velejadora Isabela Rocha de Faria, 32ª no geral e quarta colocada entre as meninas.

O desempenho da jovem velejadora a credenciou a uma vaga na equipe brasileira que disputa o Campeonato Norte-Americano. Sofia Rocha de Faria também fez um bom campeonato garantindo vaga na flotilha ouro, terminando na 49ª posição. Em 50º, João Gerônimo também confirmou uma vaga na equipe brasileira que disputará o Norte-Americano, após terminar em 18º no ranking geral.

O Iate Clube de Santa Catarina contou ainda com Fernando Menezes (60º flotilha ouro), Clara Meier Cardoso Mateus (66ª flotilha ouro), Tiago Silva (9º flotilha prata), João Carlin (29º flotilha prata), Guilherme Menezes (34º flotilha prata) e Stella Vasconcellos (46ª flotilha prata), representando a flotilha do clube.

Além do Europeu e do Norte-Americano, a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina será representada pelos velejadores Jose Irineu e João Gerônimo no Campeonato Sul-Americano, que acontece no Paraguai. A competição será realizada em Encarnacion e além dos velejadores o time brasileiro contará com o treinador Bernardo Luz, do ICSC, na comissão técnica.

Confira as datas dos campeonatos internacionais:

Sul-Americano – Encarnacion (Paraguai) – 24 de abril a 01 de maio – Jose Irineu e João Gerônimo

Norte-Americano – Toronto (Canadá) – 25 de junho a 02 de julho – João Gerônimo e Isabela Rocha de Faria

Europeu – Bourgas (Bulgária) – 30 de julho a 6 de agosto – José Irineu