07/10/2016

Tradicional Regata Mormaii acontece nesse sábado em Florianópolis

Oitava etapa da Copa Veleiros de Oceano 2016, evento completa quinze edições no calendário de vela oceânica catarinense. Largada será em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, às 12h.

Um dos mais tradicionais eventos de vela oceânica catarinense, a Regata Mormaii, válida como oitava etapa da Copa Veleiros de Oceano, acontece nesse sábado (8), com largada marcada para às 12h, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. Organizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina em parceria com a Mormaii, o evento chega a sua 15ª edição, sendo um dos mais prestigiados do calendário anual de competições.

Nesse ano o percurso da Regata Mormaii acontece na Baía Norte, bem parecido com o da última edição, com apenas algumas mudanças para deixar a regata ainda mais técnica e competitiva. Os veleiros das classes C30, ORC HPE e RGS A e B seguem em direção a boia ao Norte do Mangrulho e depois velejam rumo às Ilhas de Ratones e Francês. A novidade fica por conta de uma boia posicionada em Ponta das Canas, que será o último trecho da regata antes da chegada próximo à Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.

Para as classes RGS Cruzeiro e Início/Retorno o percurso é basicamente o mesmo, mas após contornarem a Ilha do Francês os barcos seguem diretamente para a chegada em Jurerê, sem precisar fazer o trecho até Ponta das Canas.

Ao que tudo indica as tripulações terão um grande desafio pela frente. A previsão aponta para início de regata com ventos de quadrante norte, entre 8-14 nós, e após o meio da tarde o vento vira para o quadrante sul, com 14-20 nós de intensidade.

Até o momento sete etapas já foram realizadas na Copa Veleiros de Oceano: Regata Centro-Jurerê (fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Fortalezas (abril), Regata Tripulação (junho), Regata Lineares (junho) e Regata Baía Sul (agosto) e Regata Arquipélago (setembro). Além da Regata Mormaii, estão previstas ainda a Regata Marejada (novembro) e a Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o calendário náutico do ICSC no mês de dezembro.

Projeto de Lei de Incentivo:

A Copa Veleiros de Oceano é realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério dos Esportes. Buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo clube junto a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto chega a sua quarta fase e para este ano 16 eventos farão parte do Calendário Esportivo Náutico da Cidade de Florianópolis. O presente projeto, além de manter uma estrutura técnica para as classes de vela Optimist, Laser e Snipe e Dingue e também continua estruturando o clube com equipamentos/estrutura adequada, além das competições do clube.

O PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2016 – CIDADE DE FLORIANÓPOLIS – Nº SLIE: 1509512-64 – PROCESSO Nº 58701.002408/2015-93., conta com os patrocínios das empresas ENGIE Tractebel Energia, Tickets Serviços, Clemar Engenharia, ST Importações, Diprape, Oscitec, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.