26/10/2021

Sede Oceânica passa a ser autossuficiente em produção de energia

Sede de Jurerê passa a ser autossuficiente em produção de energia

A Sede Oceânica, em Jurerê, já é autossuficiente em produção de energia. Desde 13 de outubro, o sistema de energia solar está em funcionamento, com a implementação das placas fotovoltaicas e adequações necessárias entregues antes do prazo previsto.

Ao todo, são 89 painéis solares de 445W que geram 39,6KW de potência instalada. Isso significa que a Sede Oceânica será totalmente sustentável na produção de energia, correspondendo a cerca de 100% do consumo atual.

Segundo o Vice-Comodoro de Patrimônio e Obras do Veleiros da Ilha, Luiz Fernando Beltrão, a entrega do sistema de energia solar em Jurerê trará muitos benefícios aos associados. “A partir de outubro deste ano, a Sede Oceânica passa a ser autossuficiente em produção de energia elétrica, o que impacta diretamente na gestão financeira do Clube. Além disso, estamos adotando um meio totalmente sustentável e que representa um grande impacto no meio ambiente. O próximo passo é finalizar a obra da Sede Central, que pretendemos entregar até o final do ano”.

Roberto Basei, Diretor da Top Sun, empresa responsável pelas obras nas duas sedes destacou o trabalho promovido pelo Veleiros da Ilha. “Organizações que adotam práticas mais responsáveis e preocupadas com o Meio Ambiente são mais bem vistas pelos associados e comunidade em geral, que passam a valorizar cada vez mais o espaço, seja a trabalho ou lazer. É uma enorme satisfação poder fazer parte deste projeto, e tornar o Iate Clube de Santa Catarina referência também em sustentabilidade e preocupação com o Meio Ambiente”, ressalta.

Para realizar o projeto, que atenderá toda necessidade em energia elétrica das duas sedes, o Clube captou investimento para a implementação do sistema financiado a juros especiais de maneira que o mesmo será pago com a própria economia das faturas de energia.

Fotos: Topsun