07/09/2021

Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro chega ao último dia

Flotilha do Veleiros da Ilha segue em busca de bons resultados na competição

Nesta terça-feira, 7 de setembro, serão conhecidos os campeões da Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro. Após três dias de competição, o último dia promete bastante emoção em todas as classes e a flotilha do Veleiros da Ilha aparecem com boas chances de pódio em várias categorias.

Com quase cem velejadores na raia, a classe Optimist Veteranos é a mais volumosa da competição e Davi Neves segue fazendo uma competição extremamente regular. Após seis regatas, o atleta do ICSC ocupa o quarto lugar na classificação geral, com vitória na quinta regata do programa. Lara Candemil vem atrás, em 23º, ocupando ainda a quinta posição no naipe Feminino. Heitor Rangel vem em 39º, seguido por Lucca Carbone (79º) e Luiza Mateus (93ª).

Na categoria Optimist Estreantes, Felipe Amado ocupa o quinto lugar na classificação e Ana Clara Clarin o 20ª, sendo a 10ª no naipe Feminino. 

Nas disputas de ILCA 7, Anderson Candemil manteve a liderança da competição, agora com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Nelson Alencastro. Leonardo Back, também do Veleiros da Ilha, vem logo atrás em terceiro. Pela ILCA 6, José Irineu está em sexto lugar entre os 54 velejadores inscritos. Luana Silva ocupa a 43ª posição e Ivo Scampini o 48º. Por fim, na ILCA 4, Gabriel Vantajo assumiu a 11ª posição e Brenda Furlin a 12ª, sendo a terceira colocada entre as mulheres.

Na classe 29er, Guilherme Menezes e Fernando Menezes mantiveram a oitava posição, seguidos por Clara Mateus e Livia Nogueira, em 10º, e João Marcelo Carlin e Catarina Glashester em 11º. 

Para todas as classes em disputa estão previstas oito regatas, sendo duas por dia, com exceção das classes 29er e 49er, que tem previsão de doze regatas, sendo três por dia. A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro será uma competição de extrema importância, sendo a 1ª etapa da Seletiva da Equipe Brasileira de Vela Jovem – Sub-19 (classe ILCA Radial Masculino e Feminino), além de ser a 2ª etapa da Seletiva da Equipe Brasileira de Vela Jovem (classes 420 e 29er) para o Campeonato Mundial da Juventude, em Omã.

Confira o resultado e mais informações no site www.icrj.com.br 

Sul-Americano da Classe ILCA (Radial)

Após a Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, será realizada a terceira competição em terras carioca: o Sul-Americano da Classe ILCA Radial (Masculino e Feminino). As regatas acontecem entre os dias 10 e 13 de setembro e seguem o mesmo formato das demais competições, com previsão de oito regatas no total, sendo duas por dia.

Neste evento o Veleiros da Ilha contará com cinco atletas: Gabriel Vantajo, Ivo Scampini, José Irineu, Luana da Silva e Maria Cristina Boabaid. 

Lista completa da delegação do Veleiros da Ilha no Rio de Janeiro:

Anderson Candemil (ILCA Standard)
Ana Clara Carlin (Optimist Estreante)
Brenda Furlin (ILCA 4.7)
Bruno Di Bernardi (Treinador)
Bruno Fontes (ILCA Standard)
Clara Mateus (29er)
Davi Neves (Optimist Veterano)
Felipe Amado (Optimist Estreante)
Fernando Menezes (29er)
Gabriel Vantajo (ILCA 4.7 e ILCA Radial)
Guilherme Menezes (29er)
Heitor Rangel (Optimist Veterano)
Ivo Sacmpini (ILCA Standard e ILCA Radial)
João Marcelo Carlin (ILCA Radial)
José Irineu (ILCA Radial)
Lara Candemil (Optimist Veterano)
Leonardo Back (ILCA Standard)
Lívia Nogueira (29er)
Luana da Silva (ILCA Radial)
Lucca Carbone (Optimist Veterano)
Luiza Mateus (Optimist Veterano)
Maria Cristina Boabaid (Treinadora e ILCA Radial)
Matheus Dellagnello (ILCA Standard)
Moises Machado (Coordenador)
Pedro Bruciapaglia (Treinador)

A presença da flotilha de vela do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha no Rio de Janeiro conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte através da Secretaria  Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Os patrocinadores são as empresas Nortox, Engie, Clemar, Casas D´Água e o Senhor Umberto Gobatto,

Fotos: Fred Hoffmann