10/03/2022

Seletiva de Optimist tem início adiado por falta de vento

Competição reúne 130 atletas de todo Brasil em Jurerê

A Seletiva de Optimist teve seu início adiado nesta quarta-feira (9) por falta de vento em Jurerê. Após um final de semana com vento nordeste e ótimas condições, a temperatura mudou bastante na Ilha de Santa Catarina. Desta forma, a Comissão de Regatas, presidida pelo árbitro internacional Ricardo Navarro, precisou postergar o começo do evento para essa quinta-feira (10). 

“Temos uma boa previsão para os próximos dias. Com certeza Jurerê vai mostrar a qualidade que teve, de clima e de vento, e será um campeonato muito bom. Podemos esperar um evento muito disputado, temos excelentes velejadores, um nível altíssimo. Eu acompanhei o Brasileiro em Recife e com certeza teremos boas disputas e equipes bem fortes para representar o Brasil nos eventos internacionais”, comentou Ricardo Navarro. 

Em disputa estão cinco vagas para o Campeonato Mundial, que ocorre em Bodrum, na Turquia, entre 27 de junho e 7 de julho, quatro vagas para o Campeonato Europeu, programado entre 30 de julho e 6 de agosto, em Sonderborg, na Dinamarca. Além disso, são mais quinze vagas para o Campeonato Norte-Americano, marcado para Nassau, nas Bahamas, entre 13 e 20 de novembro, e trinta vagas para o Campeonato Sul-Americano, que ocorre de 7 a 14 de outubro, no Rio de Janeiro.

O sistema de pontuação para classificação dos atletas para as competições internacionais considera os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em janeiro deste ano em Maria Farinha (PE), e da Seletiva de Optimist. Cada competição conta com doze regatas. Somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado em cada uma delas. Desta forma, serão somadas onze regatas do Brasileiro e onze regatas da Seletiva. 

A previsão para essa quinta-feira aponta para o início da competição, às 13h. As regatas da Seletiva de Optimist seguem até domingo (13) e poderão ser realizadas, no máximo, quatro no mesmo dia para os Veteranos e duas para os Estreantes. 

A Seletiva de Optimist faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022- Cidade de Florianópolis – ano 5 – Nº SLIE: 1915566-29 – Processo nº 71000.042677/2019-81, que conta com os patrocínios das empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas D´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin e e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.