04/02/2022

Segundo dia perfeito de regatas no 33º Circuito Oceânico

Vento nordeste soprou firme para mais um dia de competição na Sede Oceânica

O 33º Circuito Oceânico chegou ao seu segundo dia de regatas nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, em mais uma tarde perfeita em Jurerê. O vento firme de nordeste, variando entre 11-15 nós, proporcionou duelos emocionantes para as classes ORC, C30, BRA-RGS, HPE-30, RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Star e Multicascos. 

O Crioula 52 (RS) permanece na liderança da classe ORC após vitórias nas duas regatas barla-sota do dia. As equipes Rudá Blue Seal (SP) e Ventaneiro 3 (RJ) seguem em busca do líder, ambos com 9 pontos perdidos, seis a mais do que o primeiro colocado. A disputa em Florianópolis tem uma importância ainda maior para os barcos de ORC, pois a mesma vale como Campeonato Brasileiro da categoria. 

“Fizemos duas regatas ótimas. Dia espetacular, vento na medida, sol, lugar maravilhoso. Florianópolis sempre foi uma raia excelente e está se confirmando tudo que esperávamos. O Crioula está com um barco sensacional, tripulação também, muitos profissionais a bordo. É  uma missão difícil pegar eles, mas depende do vento e estamos fazendo a nossa parte”, disse o comandante do Rudá, Mario Martinez. 

Assim como na classe ORC, as regatas de C30 e HPE30 foram de barla-sota nesta quarta-feira. Primeira etapa do Campeonato Brasileiro de C30, os duelos no segundo dia competição foram ainda mais emocionantes para os seis veleiros da flotilha, com situações de vitórias por um segundo de diferença. O Caballo Loco (SP) levou a melhor nas três regatas e assumiu a liderança com 5pp, três à frente do Katana/Portobello (SC), e nove do Loyalty (RS). 

Pela classe HPE30, destaque para Ximango (RS). Com duas vitórias, a equipe gaúcha lidera a competição com 5pp. São dois pontos de vantagem sobre o Ponta Firme (RS) e três de diferença para o Phoenix (SC).

O Garrotilho (SC) segue invicto na classe RGS. Após duas vitórias nas regatas de barla-sota no primeiro dia, o veleiro catarinense manteve os 100% de aproveitamento ao vencer a regata de percurso nesta quarta-feira. Bruxo (SC) e Plancton (SC) são o segundo e terceiro colocados, respectivamente.

As demais classes também tiveram regatas de percurso nesta quarta-feira. Na RGS Cruzeiro A, o Sossegado (SP) conquistou sua segunda vitória, com Nimbus (SC) em segundo e Quival em terceiro. Nas disputas de RGS Cruzeiro B, o líder da competição é o Mako IV (SC), seguido por Biero (SC) e Terra Firme (SC).

Na Bico de Proa, o Livre (RS) lidera, também com duas vitórias, seguido pelo Mokai (RS). Já na Bico de Proa Cruzeiro o primeiro lugar permanece com o ArCaFer (SC), vencedor das duas regatas até o momento. Harmonya (SC) está em segundo e Bicho D´Água (SC) em terceiro. Na Multicascos o Dadu (BA) é o líder. Na classe Star, a dupla Admar Gonzaga / Ronald Seifert lidera com duas vitórias, seguido por Luiz Gonzaga / Marco Lagoa, em segundo, e Norbert Seifert / Walter Borges na terceira posição. 

Programação e resultados

A programação do 33º Circuito Oceânico conta com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, com exceção das classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star, que terão uma raia especial com regatas de percurso diariamente. Para as classes ORC, BRA-RGS e HPE-30 estão previstas até 7 regatas, sendo uma de percurso e cinco barla-sota. Para a classe C30, são 9 regatas previstas, com duas de percurso e 7 barla-sota, enquanto as classes RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star terão 5 regatas de percurso. 

Nesta edição, a organização implementou um sistema digital para acompanhamento de todo gerenciamento de regatas. Pela primeira vez o sistema ROMs será utilizado por um evento brasileiro, o mesmo que foi implementado nas Olimpíadas de Tóquio e no Circuito Rolex em Punta del Este. Os resultados estão disponíveis através do link icsc.regatas.ar.

O 33º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022- Cidade de Florianópolis – ano 5 – Nº SLIE: 1915566-29 – Processo nº 71000.042677/2019-81, que conta com os patrocínios das empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas D´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin e e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.