14/10/2022
Sede Central recebe certificação Bandeira Azul pelo sétimo ano consecutivo
Veleiros da Ilha foi o primeiro clube náutico da América Latina a receber o selo ambiental internacional
Pelo sétimo ano consecutivo, a Sede Central do Veleiros da Ilha recebeu a certificação Bandeira Azul através da Foundation for Environmental Education. A premiação garante a qualidade na gestão socioambiental nos locais certificados.
Primeiro clube náutico da América do Sul a ser certificado, o Veleiros da Ilha incorporou as práticas de sustentabilidade e ações que visam promover a melhoria do ambiente de trabalho e bem-estar dos seus frequentadores.
“A certificação Bandeira Azul comprova que nós no Veleiros da Ilha temos uma grande preocupação ambiental e de sustentabilidade. Além das práticas exigidas para a certificação Bandeira Azul, temos coleta de água da chuva, geração fotovoltaica de energia elétrica e postos para carregamento de veículos elétricos/híbridos. Seguimos no caminho de um Clube cada vez mais sustentável.”, comenta Luiz Beltrão, Comodoro do Veleiros da Ilha.
Para receber o selo de qualidade, são avaliados diversos critérios, entre eles: qualidade da água, promoção de ações socioambientais, limpeza do ambiente, equipamentos de primeiros-socorros e salvatagem, treinamentos com colaboradores, entre outros.
O Programa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.
Sobre o Programa Bandeira Azul:
O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis – SC