11/05/2023

Sede Central do Veleiros da Ilha recebe Workshop Nacional o Bandeira Azul

Gestores trocam experiências para melhorar a gestão ambiental de marinas e Iate Clubes no Brasil

Nesta quarta-feira (10), a Sede Central do Veleiros da Ilha sediou o XVI Workshop Nacional – Bandeira Azul 2023 para Marinas e Iate Clubes. O evento reuniu gestores de marinas e Iate Clubes do estado e de diversas regiões do Brasil para discutir os critérios do programa, trocar experiências e auxiliar os locais que ainda não são certificados com a Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental que reconhece as praias, marinas e Iate Clubes que cumprem critérios de gestão ambiental, educação ambiental, segurança e qualidade da água. A certificação incentiva a melhoria contínua na gestão ambiental desses locais e promove a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir a implementação dos critérios do programa, trocar experiências bem-sucedidas e compartilhar informações sobre as melhores práticas ambientais. Além disso, gestores de marinas e Iate Clubes que ainda não são certificados com a Bandeira Azul receberam orientação e suporte para a implementação dos critérios.

O Comodoro Luiz Beltrão participou da solenidade de abertura e deu as boas-vindas aos participantes, destacando a trajetória do Veleiros da Ilha como o primeiro clube náutico da América do Sul a receber a certificação da Bandeira Azul, há sete anos. A presença do clube como sede do evento reforça o compromisso do Veleiros da Ilha com a sustentabilidade e a gestão ambiental responsável.