14/01/2016

Rio Grande do Sul conquista o título brasileiro por equipes

Equipe formada por Guilherme Plentz, Vitor Paim, Giovanne Pistorello e Gabriel Kern, todos do Clube dos Jangadeiros, garantiu o título nacional para os gaúchos. Sexta-feira será dia da ação “Conhecendo Novas Velas”.

Após três dias de competições individuais, o 44º Campeonato Brasileiro de Optimist teve nessa quinta-feira, 14, a disputa por equipes, e o Rio Grande do Sul foi o grande vencedor com sua equipe número 1. Formada pelos atletas Guilherme Plentz, Vitor Paim, Giovanne Pistorello e Gabriel Kern, todos do Clube dos Jangadeiros, o quarteto gaúcho confirmou mais um título da competição.

“No ano passado nós ficamos com o primeiro e o segundo lugar, e essa garotada que venceu hoje é justamente a mesma equipe vice-campeã do ano passado”, explica o treinador do Clube dos Jangadeiros, Átila Pellin. “A competição por equipes é muito importante, pois além de tudo que envolve dentro d´água ela traz bons ensinamentos para os garotos, que aprendem a trabalhar em grupo”, completa.

Na decisão, os gaúchos venceram a equipe de Pernambuco 1 em uma decisão emocionante. Na disputa em melhor de três, a equipe de Porto Alegre levou a melhor na primeira, mas os pernambucanos devolveram a vitória empatando a série em 1 a 1. Na regata de desempate, melhor para a Flotilha da Jangada, como é conhecido o time gaúcho, que fechou a decisão por 2 a 1. A equipe da Bahia 1 completou o pódio na 3ª posição.

A competição por equipes se desenvolveu toda com ventos rondados, que variaram de Leste a Sul, com 8 a 9 nós de intensidade, exigindo bastante dos atletas. “Hoje (quinta) foi um dia muito difícil e de regatas técnicas. Vimos bastante equilíbrio nas disputas e um bom nível por parte de todos os competidores”, ressalta Ricardo Navarro, Presidente da Comissão de Regatas.

Conhecendo Novas Velas:

Nessa sexta-feira, após uma semana de atividades, os velejadores ganham uma “folga” na competição para participar de uma importante ação promovida pela Confederação Brasileira de Vela. Nesta sexta-feira, 15, a partir de 11h, acontece o projeto “Conhecendo Novas Velas”, que tem como principal objetivo dar a jovens velejadores a oportunidade de conhecer classes que fazem parte do programa do Campeonato Mundial da Juventude. O evento contará com a presença de cerca de 150 crianças e adolescentes que estão reunidos na cidade para a disputa do Campeonato Brasileiro da classe Optimist.

Durante o evento, os jovens atletas poderão velejar nos barcos das classes 29er, 420, Hobie Cat 16, Laser e pranchas. Para orientar a criançada, estarão presentes atletas brasileiros de destaque internacional como André “Bochecha” Fonseca, que tem no currículo duas participações olímpicas na classe 49er (Atenas 2004 e Pequim 2008) e duas regatas de Volta ao Mundo (Volvo Ocean Race); e Bruno Fontes, representante brasileiro da classe Laser nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

“É um prazer poder participar de uma atividade como essa e passar um pouco da experiência para os novos velejadores. Nós vemos campeonatos de Optimist com 200, 300 velejadores na água e, com o passar do tempo, eles acabam se perdendo pelo caminho. O importante é mostrar a eles que existe um futuro no esporte”, afirma André Fonseca, que começou velejando justamente de Optimist e tem em seu currículo um título brasileiro na classe, conquistado em 1992, na própria raia de Jurerê.

Cyrela apoia Campeonato Brasileiro de Optimist:

A Construtora Cyrela vem apoiando o 44º Campeonato Brasileiro de Optimist 2016 por acreditar que está estimulando o desenvolvimento da vela em todo país. A Cyrela esteve presente durante todos os dias do evento, incentivando a garotada a mostrar todo seu potencial esportivo no mar da Praia de Jurerê, em Florianópolis. Tradicionalmente a construtora tem apoiado eventos de importantes modalidades esportivas no país, o que colabora para o seu crescimento e aprimoramento dos atletas.

“A classe Optimist é uma categoria de entrada na modalidade e, por isso mesmo, necessita que sejam realizados eventos de qualidade e abrangência nacional, para que ocorra o aperfeiçoamento de novos velejadores, que futuramente disputarão regatas em outras classes”, observa o gerente comercial da Cyrela em Santa Catarina, Samur Rick.

A competição:

O Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15, está reservada para a realização do Projeto “Conhecendo Novas Velas 2016”, sendo que não haverá competições.

O Projeto “Conhecendo Novas Velas” foi realizado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Optimist 2015, realizado no Rio de Janeiro. O principal objetivo desta ação é utilizar o dia livre do campeonato e proporcionar aos jovens atletas da Classe Optimist contato com as Classes da Vela Jovem e uma conversa com atletas de renome internacional representando o país.

No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento. Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.

É importante ressaltar que a realização das regatas depende das condições climáticas e que o cronograma é sujeito a alteração.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.

Resultados por equipes:

Rio Grande do Sul 1 – Campeão
Pernambuco 1 – Vice-campeão
Bahia 1 – 3ª colocado

Resultados provisórios após oito regatas (um descarte):

1º Gabriel Kern (RS – CDJ) 1+4+2+1+2+(68)+6+1 = 17pp
2º Tiago Monteiro (PE- CIC) 11+3+3+3+8+3+(31)+1 = 32pp
3º Lucas Stolf (RS – VDS) 5+(33)+7+7+1+7+5+5 = 37pp
4º Giovanne Pistorello (RS – CDJ) 4+8+6+2+11+2+(14)+8 = 41pp
5º Vinicius Pereira (PE – CIC) 10+7+2+6+5+17+(18)+4 = 51p
6º Guido Hirth (RJ – ICRJ) 9+1+7+7+8+10+10+(19) = 52pp
7º José Irineu (SC – ICSC) 7+5+(68)+28+2+4+4+6 = 56pp
8º Vinicius Koeche (RS – CDJ) 1+28+(68)+1+11+5+9+2 = 57pp
9º Pedro Madureira (RJ – ICRJ) 11+1+11+13+6+1+(28)+17 = 60pp
10º Guilherme Plentz (RS – CDJ) 4+21+4+11+(22)+2+12+6 = 60pp

Para mais informações:
Hotsite – 44º Campeonato Brasileiro de Optimist: http://icsc.com.br/etapas/campeonato-brasileiro-de-optimist/
Site Oficial da CBVela: www.cbvela.org.br
Site Oficial do ICSC: www.icsc.com.br

Páginas no Facebook:
CBVela – https://www.facebook.com/cbvela
ICSC- https://www.facebook.com/icscveleiros