04/02/2022

Regata de percurso nesta quinta no 33º Circuito Oceânico

Percurso de 41,9 milhas entre Jurerê e Ilha do Xavier foi o mais longo da competição

A quinta-feira, 3 de fevereiro, foi dia de regata de percurso longo no 33º Circuito Oceânico para as classes ORC e C30, ambas válidas como Campeonato Brasileiro. Com 41,9 milhas entre Jurerê e Ilha do Xavier (proximidades da Praia Mole), a regata exigiu bastante das tripulações e mostrou o alto nível técnico da competição.

Velejando em casa, o Katana/Portobello venceu a regata de C30 após quase 6 horas de velejo. Com isso, a tripulação catarinense diminui a diferença na classificação geral para o líder Caballo Loco, terceiro nesta quinta. Apenas um ponto separa as duas equipes. O Loyalty, segundo colocado na regata de percurso, ocupa a terceira posição. 

Na ORC, o Crioula 52 foi o Fita Azul, ou seja, o primeiro a cruzar a linha de chegada, após pouco mais de quatro horas e venceu a disputa no tempo corrigido. O Ventaneiro 3 do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar e sustenta a vice-liderança na disputa pelo campeonato. O Inaê fechou o dia em terceiro lugar. 

“O campeonato está excelente, bons ventos, tripulações velejando bem e agora serão regatas mais curtas aqui dentro e vamos buscar melhorar nossa performance”, conta Maurício Santa Cruz, pentacampeão Mundial, velejador com participações Olímpicas e Ouro no Pan de 2007 no Rio.

Na classe RGS, as disputas foram de barla-sota, com duas regatas realizadas, e o Garrotilho segue com 100% de aproveitamento, seguido pelo Bruxo e o Plancton. A tripulação catarinense venceu todas as regatas até o momento e lidera a flotilha com 4 pontos perdidos após o descarte.

Na RGS Cruzeiro A, o Sossegado manteve a boa campanha com mais uma vitória, seguido pelo Quival, agora vice-líder da competição. Nas disputas de RGS Cruzeiro B, a liderança segue com o Mako IV, seguido por Terra Firme e Biero.

Na Bico de Proa o cenário é o mesmo dos dois primeiros dias. P Livre lidera, com três vitórias, seguido pelo Mokai. Já na Bico de Proa Cruzeiro o primeiro lugar permanece com o ArCaFer, vencedor das três regatas até o momento. Harmonya está em segundo e Bicho D´Água em terceiro. Na Multicascos o Dadu é o líder. Na classe Star, a dupla Admar Gonzaga / Ronald Seifert lidera com três vitórias, seguido por Luiz Gonzaga / Marco Lagoa, em segundo, e Norbert Seifert / Walter Borges na terceira posição.

Programação e resultados

A programação do 33º Circuito Oceânico conta com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, com exceção das classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star, que terão uma raia especial com regatas de percurso diariamente. Para as classes ORC, BRA-RGS e HPE-30 estão previstas até 7 regatas, sendo uma de percurso e cinco barla-sota. Para a classe C30, são 9 regatas previstas, com duas de percurso e 7 barla-sota, enquanto as classes RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star terão 5 regatas de percurso. 

Nesta edição, a organização implementou um sistema digital para acompanhamento de todo gerenciamento de regatas. Pela primeira vez o sistema ROMs será utilizado por um evento brasileiro, o mesmo que foi implementado nas Olimpíadas de Tóquio e no Circuito Rolex em Punta del Este. Os resultados estão disponíveis através do link icsc.regatas.ar.

O 33º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022- Cidade de Florianópolis – ano 5 – Nº SLIE: 1915566-29 – Processo nº 71000.042677/2019-81, que conta com os patrocínios das empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas D´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin e e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.