22/03/2015

Regata Cidade de Florianópolis é marcada por bons ventos na Baía Norte

Vento sul predominou durante toda a tarde proporcionando boas condições na segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano

Com o vento sul predominando durante todo o dia, aconteceu neste sábado a Regata Cidade de Florianópolis, segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano. As vinte e quatro embarcações que participaram da competição, que fez parte das comemorações dos 289 da capital catarinense, proporcionaram um belo espetáculo ao público na Baía Norte.

A largada ocorreu pontualmente as 12h35, com os balões coloridos içados. As pessoas que passavam pela Avenida Beira-Mar Norte puderam acompanhar de perto o início da regata com os veleiros navegando sentido a Ilha de Ratones e vento sul de aproximadamente 8 nós.

Com o passar das disputas, as condições foram melhorando e conforme as equipes cumpriam o trajeto triangular, indo em direção ao Balneário do Estreito e retornando em frente ao Trapiche Municipal, o vento se firmava cada vez mais chegando a rajadas de 15 nós (25km/h aproximadamente).

Na Classe ORC, o Catuana Kin foi o mais veloz, cruzando a linha de chegada à frente do Ataw (2º) e Absoluto (3º). Entre os barcos da RGS A, apenas 19 segundos separaram o Plancton, vencedor da etapa, do Argonauta, vice-campeão. O Açores III completou o pódio.

Entre os veleiros da RGS B, o Vendaval V terminou em primeiro, com Zephyrus em segundo e Bom Abrigo em terceiro. Já na RGS C, o Tintiun foi o vencedor. Na categoria Proa Rasa melhor para o Maskote, seguido pelo Aventado. Na HPE25 o Tereza venceu a disputa contra o Força 12, chegando em primeiro.

Fechando as disputas, o Açores II foi o mais eficiente entre as embarcações da RGS Cruzeiro, com Carino (2) e Moleque (3º) logo atrás, com pouco mais de um minuto de diferença.

A Regata Fortalezas, próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano, acontece no dia 24 de abril.