06/09/2016

Pernambucanos conquistam o 31º Campeonato Brasileiro de Dingue

Representando o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Leonardo Almeida e Miguel Andrade ficaram com o título em Florianópolis

Os pernambucanos Leonardo Almeida e Miguel Andrade, do Cabanga Iate Clube, conquistaram nessa terça-feira o título do 31º Campeonato Brasileiro de Dingue, realizado desde o último domingo (5), em Florianópolis, na Sede Oceânica de Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina. Após três regatas realizadas na segunda-feira, o último dia de competição contou com mais três disputas, com duas vitórias e um segundo lugar da dupla nordestina.

“Eu velejo há 22 anos e ganhar um Brasileiro é fruto de um trabalho muito longo. Demanda muito tempo, muita pesquisa, muito treino, muita dedicação. Eu e Miguel começamos a velejar há pouco tempo, mas estamos em uma sintonia muito boa, tanto é que veio o resultado”, comemorou o timoneiro Leonardo. “O segredo do sucesso dos pernambucanos em tantas classes está no apoio do Cabanga Iate Clube. Nós recebemos um apoio irrestrito e posso dizer que a instituição tem grande peso nos resultados”, completa.

Se Leonardo veleja há 22 anos, seu proeiro, Miguel está “engatinhando” na vela. Com apenas dez anos, o velejador compete no Optimist e esse foi seu primeiro campeonato nacional, independente da categoria. Mesmo jovem, Miguel mostrou que tem personalidade. “Eu gosto de velejar de Dingue e de Optimist, mas prefiro competir em dupla, pois se um fica um dúvida o outro sabe o que fazer”, brincou.

O último dia de regatas em Florianópolis começou com os pernambucanos liderando a competição com apenas dois pontos de vantagem sobre os catarinenses Fábio Ramos e David Ventura. Próximo ao meio dia, as tripulações foram para água e a primeira regata foi realizada com ventos nortes de até oito nós. Entrosados, os pernambucanos dominaram a disputa vencendo a primeira no dia.

Quando parecia que o vento firmaria, as condições mudaram totalmente, obrigando a Comissão a reposicionar a raia. “Após a primeira regata nós tivemos que esperar e fazer um remanejamento na raia, pois começou a entrar um vento Oeste de 10 a 12 nós, o que não é muito comum aqui em Florianópolis. Para ser sincero, não me lembro de ter feito nenhuma competição nacional com essas condições aqui”, comentou Ricardo Navarro, Presidente da Comissão de Regatas.

Nas duas disputas seguintes, os pernambucanos voltaram a manter o bom rendimento, vencendo a segunda e chegando em 2º lugar na última prova do dia, somando 7 pontos perdidos com o descarte. Tetracampeão brasileiro da classe, o velejador Fabio Ramos, do Iate Clube de Santa Catarina, e seu proeiro David Ventura terminaram o evento com o vice-campeonato.

Em um belo duelo com a dupla pernambucana, Fábio e David fecharam o dia com um 4º, um 3º e um 6º, fechando o campeonato com 15 pontos perdidos, enquanto os cariocas Luiz Jose Junior e Anísio Correia, do Clube Naval Charitas (RJ) completaram o pódio.

Confira os vencedores de cada categoria:

Geral: Leonardo Almeida/Miguel Andrade (PE)

1.5: Eduardo Borges/Giovana Simas (BA)

Dupla Mista: Álvaro Bastos/Cristiane Bastos (RJ)

Grand Master: William Cordebello/Julia do Brasil (RJ)

Master: Luiz Jose Junior/Anisio Correia (RJ)

Senior: Leonardo Almeida/Miguel Andrade (PE)

Feminina: Amanda Arcari/Maria Cristina Boabaid (SC)

Juvenil: Samer Kayali/Chales de Simas (SC/RJ)

Estreante: Marcio Torquato/Gabriel de Paula (SC)