01/09/2021

Matheus Dellagnelo vence regata e sobe na classificação geral

Bruno Fontes segue na vice-liderança após dia com apenas uma regata no Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (1), foi realizada a quinta regata do Campeonato Sul-Americano de ILCA 4.7 e Standard, no Rio de Janeiro. O penúltimo dia de competições, parecia ser bem promissor, mas uma grande nuvem chegou a capital carioca deixando as condições desfavoráveis. Sendo assim, mais três regatas estão previstas para essa quinta, último dia de disputas da competição. Na única disputa do dia, melhor para o velejador do ICSC Matheus Dellagnelo.

Com a vitória na regata, Matheus subiu para o quarto lugar na classificação geral com 16 pontos perdidos, um atrás do terceiro colocado Philipp Grochtmann. Em segundo lugar está Bruno Fontes, também do Veleiros da Ilha com 10 pontos perdidos, seis atrás do líder, o peruano Stefano Peschiera. 

Nas disputas de 4.7, o dia foi positivo para Brenda Furlin, que assumiu a quarta posição na categoria Feminino Sub-18 (19º no geral). Gabriel Vantajo segue em oitavo na categoria Sub-16 Masculino (22º no geral).

Para essa quinta-feira estão previstas as regatas finais e que apontarão os campeões de cada categoria. Mais informações https://www.icrj.com.br/vela/resultados.html

Semana de Vela Internacional do Rio de Janeiro

Após a realização do Sul-Americano, as atenções estarão todas na Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, para as classes Optimist, 420, 29er, ILCA Standard, ILCA Radial (Masc./Fem.), ILCA 4.7, Finn, Snipe, 49er e Star. 

O Veleiros da Ilha vai com uma equipe bem forte para a competição. Ana Clara Carlin, Davi Neves, Felipe Amado, Heitor Rangel, Lara Candemil, Lucca Carbone e Luiza Mateus competem na classe Optimist; Brenda Furlin, Gabriel Vantajo, Ivo Scampini e Luana da Silva no ILCA e Clara Mateus, Livia Nogueira, Guilherme Menezes, Fernando Menezes, João Marcelo Carlin e José Irineu no 29er. 

Para todas as classes em disputa estão previstas oito regatas, sendo duas por dia, com exceção das classes 29er e 49er, que tem previsão de doze regatas, sendo três por dia. A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro será uma competição de extrema importância, sendo a 1ª etapa da Seletiva da Equipe Brasileira de Vela Jovem – Sub-19 (classe ILCA Radial Masculino e Feminino), além de ser a 2ª etapa da Seletiva da Equipe Brasileira de Vela Jovem (classes 420 e 29er) para o Campeonato Mundial da Juventude, em Omã.

Sul-Americano da Classe ILCA (Radial)

A terceira competição em terras cariocas será o Sul-Americano da Classe ILCA Radial (Masculino e Feminino). As regatas acontecem entre os dias 10 e 13 de setembro e seguem o mesmo formato das demais competições, com previsão de oito regatas no total, sendo duas por dia.

Neste evento o Veleiros da Ilha contará com cinco atletas: Gabriel Vantajo, Ivo Scampini, José Irineu, Luana da Silva e Maria Cristina Boabaid. 

Lista completa da delegação do Veleiros da Ilha no Rio de Janeiro:

Ana Clara Carlin (Optimist Estreante)
Brenda Furlin (ILCA 4.7)
Bruno Di Bernardi (Treinador)
Bruno Fontes (ILCA Standard)
Clara Mateus (29er)
Davi Neves (Optimist Veterano)
Felipe Amado (Optimist Estreante)
Fernando Menezes (29er)
Gabriel Vantajo (ILCA 4.7 e ILCA Radial)
Guilherme Menezes (29er)
Heitor Rangel (Optimist Veterano)
Ivo Sacmpini (ILCA Standard e ILCA Radial)
João Marcelo Carlin (29er)
José Irineu (29er e ILCA Radial)
Lara Candemil (Optimist Veterano)
Lívia Nogueira (29er)
Luana da Silva (ILCA Radial)
Lucca Carbone (Optimist Veterano)
Luiza Mateus (Optimist Veterano)
Maria Cristina Boabaid (Treinadora e ILCA Radial)
Matheus Dellagnello (ILCA Standard)
Moises Machado (Coordenador)
Pedro Bruciapaglia (Treinador)

A presença da flotilha de vela do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha no Rio de Janeiro conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte através da Secretaria  Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Os patrocinadores são as empresas Nortox, Engie, Clemar, Casas D´Água e o Senhor Umberto Gobatto,

Fotos: Fred Hoffmann