23/12/2015

Janeiro, o mês da vela no Iate Clube de Santa Catarina

Início do ano será bastante movimentado na Sede Oceânica, em Jurerê, com realização do Campeonato Brasileiro de Optimist e do Circuito Oceânico

Férias, calor, praia e muita, mas muita vela! Este é o cenário que aguarda os velejadores que estarão em Florianópolis no mês de janeiro. O Iate Clube de Santa Catarina-Veleiros da Ilha será o centro das atenções da vela nacional com a realização de dois grandes eventos no primeiro mês do ano: O Campeonato Brasileiro de Optimist e o 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.

A programação dos eventos tem início no dia 8 de janeiro com as primeiras regatas da Copa Brasil de Estreante, evento que antecede o campeonato nacional da classe Optimist e prossegue até o dia 10. A partir do dia 11 de janeiro, começará a disputa do Brasileiro e mais de cento e cinquenta velejadores são aguardados na raia de Jurerê, uma das principais do Brasil.

A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina-Veleiros da Ilha tem se preparado bastante para o evento e a evolução dos atletas catarinenses pôde ser acompanhada ao longo do ano de 2015. Os jovens velejadores participaram de diversas competições nacionais e algumas internacionais, adquirindo novas experiências e ganhando maturidade. Além disso, o ICSC realizou no primeiro semestre do ano o Sul Brasileiro da classe, que foi válido também como seletiva para o Mundial. Dessa forma, os melhores atletas do país estiveram em Florianópolis, dando uma pequena prévia do que será o evento de janeiro.

Após as disputas do Brasileiro, os barcos monotipos dão espaço aos veleiros de oceano. Dez dias após o nacional de Optimist será o momento de receber os mais experientes velejadores do país para a realização do 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. Tradicionalmente, o evento acontece no começo do ano, sempre no verão, e a expectativa é mais uma vez de casa cheia entre os dias 27 e 30.

Equipes de todo país prestigiam o evento, que é considerado o mais importante do Sul do país e um dos maiores do Brasil. Com regatas de percurso e barla-sota, a competição promete lindas disputas dentro d´água em quatro dias de plena harmonia. Além disso, o evento de 2016 promete ser ainda mais disputado, pois o Circuito Oceânico será sede também dos Campeonatos Brasileiros das ORC e RGS, duas das mais importantes e numerosas do Brasil no âmbito de vela oceânica.

Em 2015, o carioca Ângela Star VI foi o grande campeão da Classe ORC, deixando os catarinenses do Itajaí Sailing Team na segunda posição. Na HPE25, melhor para os gaúchos do Tereza. Depois disso, só deu Santa Catarina, com Zeus Team (C30), Flash Best Fellow (RGS A e Geral) e Argonauta (RGS B).