28/11/2016
ICSC recebe certificado Bandeira Azul em solenidade nessa quinta-feira
Evento acontece a partir das 17h, na Sede Central, dando início as comemorações dos 74 anos do Clube
O Iate Clube de Santa Catarina recebeu o certificado internacional do Programa Bandeira Azul através da FEE (Fundação para Educação Ambiental, sigla em português) devido ao alto grau de consciência ambiental, marinha e costeira, além de ações socioambientais promovidas ao longo dos últimos anos. Dessa forma, o Veleiros da Ilha passa a ser o primeiro clube do país a receber a certificação, que conta com o apoio de diversas instituições internacionais e no Brasil é operado pelo IAR- Instituto Ambientes em Rede. E para marcar o feito, uma solenidade de entrega da certificação está programada para essa quinta-feira, 1º de dezembro, a partir das 17h, na Sede Central, dando início a celebração do aniversário de 74 anos do Iate Clube de Santa Catarina.
O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, promove a participação e eleva a conscientização da sociedade e dos gestores públicos sobre a necessidade de proteger os ambientes marinhos/costeiros, fluviais e lacustres, incentivando a resolução de conflitos locais promovendo o uso racional desta. O Iate Clube foi avaliado e aprovado pelos Juris Nacional e Internacional do Programa que concedeu a certificação. Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável; hastear a bandeira é somente o início deste processo de mudança.
O Programa Bandeira Azul teve início em 1987 na Europa (no Brasil a partir de 2004) e é aberto a Marinas, barco de turismo e praias marítimas, fluviais e lacustres sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. No Brasil, o Programa está em fase de crescimento, mas diversas instituições já se deram conta da importância da certificação e o quão valorizada ela é, como por exemplo na Europa, que possuí 4271 certificações em 49 países.
Procedimentos e Critérios
Os critérios de avaliação para que uma Praia/Marina seja certificada são divididos em 4 grupos:
1) Educação e Informação Ambiental: o local deve conter sinalização ambiental, informações sobre as atividades de educação ambiental e as normas de conduta na praia ou marina.
2) Qualidade da Água: uma instituição com Bandeira Azul significa que a água de banho é monitorada em relação à diversos parâmetros (bactérias Coliformes Fecais, acidez, óleos e graxas, resíduos sólidos flutuantes, transparência, cor), ou seja, deve ser balneável, além de ter plano de emergência em caso de acidentes. No caso do Iate Clube de Santa Catarina, seremos avaliados em diversos aspectos como equipamentos de controle, canaletas de proteção para os pátios, treinamento de funcionários, entre outros.
3) Gestão Ambiental: No caso do Iate Clube de Santa Catarina, um Comitê Gestor foi criado, envolvendo diretores, funcionários e uma consultora ambiental, para averiguar como ordenamento, preservação de ecossistemas sensíveis, gestão do lixo e saneamento, estacionamento, sanitários. Placas indicativas foram criadas para indicar os diversos setores do clube, como área de equipamentos, banheiros, lanchonetes, estacionamento, entre outros, e em breve serão instaladas nas dependências do clube.
4) Segurança e Serviços: trata da infraestrutura e serviços que a instituição deve oferecer, como chuveiros, banheiros, guarda-vidas, equipamentos de salvamento e primeiros socorros, plano de emergência contra riscos externos, gestão de conflitos, normas de conduta de utilização da praia, entre outros.
Faça sua parte e colabore para que tenhamos um ambiente mais sustentável.