19/06/2023

Henrique Sasaki garante vaga na flotilha ouro do Mundial de Optimist

Felipe Strassburger disputa a flotilha bronze. Competição por equipes começa nesta terça

A fase de classificação do Campeonato Mundial de Optimist chegou ao final nesta segunda-feira (19). Após três dias, foram realizadas seis regatas e, a partir de quinta-feira, os atletas competirão pelo título do evento na fase final individual. Henrique Sasaki garantiu vaga na flotilha ouro, enquanto Felipe Strassburger competirá na flotilha bronze. Nesta terça-feira, a competição individual dará lugar à disputa por equipes, e o Time Brasil estará na briga por medalhas.

Os representantes do Veleiros da Ilha, Henrique Sasaki e Felipe Strassburger, enfrentaram mais um dia desafiador de velejo em Costa Brava, na Espanha. Após seis regatas, Henrique encerrou a fase de classificação na 34ª posição geral, com 64 pontos perdidos. Com isso, o atleta competirá na fase final na flotilha ouro. Já Felipe Strassburger terminou a primeira fase em 147º lugar, com 155 pontos, e estará na flotilha bronze da fase final.

Entre os brasileiros, Arthur Back classificou-se para a flotilha ouro, ocupando o 21º lugar geral, com 50 pontos. Zion Brandão também conquistou uma vaga na flotilha ouro, ficando em 58º lugar, com 86 pontos, enquanto Vitória Viegas estará na flotilha prata, após terminar em 113º lugar, com 127 pontos.

As disputas por equipes serão realizadas na terça-feira (20) e quarta-feira (21), enquanto as regatas individuais da fase final acontecerão a partir de quinta-feira (22) até sábado (24). Ao todo, estão programadas 12 regatas.

O Campeonato Mundial tem cobertura através do site oficial (https://2023worlds.optiworld.org/en/default/races/race), e as regatas são transmitidas em tempo real pelo link (https://2023worlds.optiworld.org/en/default/races/race-tracking). 

Foto:  @sailingballena