07/10/2019

Guilherme Menezes conquista o bronze no Campeonato Asiático/Oceania de Optimist

Fernando Menezes completou evento no Top-10 e João Marcelo Carlin no Top-20

Uma semana incrível para a flotilha de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina. Após o terceiro lugar de Clara Mateus no Campeonato Norte-Americano, na categoria Feminino, a vela de base do Veleiros da Ilha voltou a brilhar nas disputas do Campeonato Asiático e da Oceania. Guilherme Menezes subiu ao pódio com o terceiro lugar geral no evento realizado em Muscat, Omã. Além do pódio de Guilherme, seu irmão, Fernando, fechou o evento em um excelente nono lugar, enquanto João Marcelo Carlin foi o 17º, outro ótimo resultado.

Após os cinco dias de regatas individuais, Guilherme manteve uma consistência incrível. Somando 43pp, o catarinense terminou a competição em terceiro entre os 141 velejadores, atrás apenas dos velejadores Panwa Boonnak (campeão) e Weka Bhanubandh (vice-campeão), ambos da Tailândia. Com o resultado, Guilherme completa um ano incrível em competições internacionais. No primeiro semestre o velejador do ICSC conquistou o vice-campeonato Sul-Americano e no meio do ano disputou o Campeonato Mundial.

Fernando Menezes também comemorou um ano brilhante. O jovem atleta do ICSC se recuperou muito bem no último dia de regatas em Omã para fechar o evento em nono lugar após uma vitória na penúltima regata do dia. Além do nono lugar no Asiático/Oceania, Fernando já havia assegurado o quarto lugar no Campeonato Europeu. 

Fechando a participação individual dos velejadores do ICSC em Omã, João Marcelo Carlin teve um resultado bastante expressivo ao completar o evento na 17ª posição. Mais do que um lugar entre os top-20, João mostrou grande poder de reação subindo dia a dia na classificação geral após uma bandeira preta logo na regata de estreia. O resultado comprova a evolução do atleta que no começo do ano fez parte da equipe catarinense terceira colocada no Campeonato Brasileiro.

O  trio catarinense, ao lado da paulista Gabriela Vassel, disputou o campeonato por equipes, fechando a competição no quinto lugar. Mais informações sobre o Campeonato – http://2019asianoceanians.optiworld.org/en/default/races/race