12/03/2015

Gaúcho e pernambucano lideram Sul-Brasileiro de Optimist

Evento chegou ao segundo dia em Jurerê valendo vaga para o Campeonato Mundial da classe.

Pelo segundo dia consecutivo as condições variaram muito e os atletas que disputam o Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist foram bastante exigidos nessa quinta-feira, em Jurerê. Em um dia de muitas mudanças, o gaúcho Gabriel Kern, do Clube Jangadeiros, assumiu a liderança da categoria Veterano, após um 1º e 3º lugar. Na Estreante, o pernambucano João Cardoso segue na frente, após um 1º e um 3º nas duas regatas do dia.

Apesar das dificuldades, a Comissão de Regatas conseguiu dar início a competição próximo das 13h. O dia começou com ventos Nordeste, mas terminou quase de Sul, variando bastante. Com isso, foram realizadas duas regatas, com mudança de percurso para se adequar melhor as condições.

A categoria Veterano, que apontará os cinco classificados para o Mundial na classe na Polônia, contou com muitas mudanças na classificação geral. Gabriel Kern (RS) venceu a segunda do dia e com o terceiro lugar na primeira regata passou a liderar a competição com 17 pontos perdidos.

Nicolas Bernal (SP) ocupa agora a segunda posição na classificação geral, seguido por Giovanne Pistorello (RS). O paulista soma 19 pontos perdidos e está dois atrás do líder. Já o gaúcho vem logo atrás com 25 pontos perdidos.

Destaque também para a vitória do catarinense Guilherme Berenhauser, do Iate Clube de Santa Catarina, na segunda regata. Com o resultado, o velejador é o melhor atleta do estado na competição, ocupando a 16ª colocação na classificação geral.

Rafael Servaes (17º), Guilherme Durieux (26º), Thiago Pereira (28º), Samer Kayali (36º), Luca Miguel (67º) e José Irineu (78º) são os demais catarinenses na disputa, que conta com 94 velejadores na flotilha.

Na Estreante, o duelo segue entre o pernambucano João Cardoso (Cabanga Iate Clube de Pernambuco) e o gaúcho Lucas Stolf (Veleiros do Sul), ambos com cinco pontos perdidos. A vantagem fica com o nordestino, que venceu a última das duas regatas do dia e lidera devido aos critérios de desempate.

O gaúcho Pedro Amine, também do Veleiros do Sul, aparece em 3º, com 9pp. Tiago da Silva é o melhor catarinense até o momento na Estreante. O velejador do Lagoa Iate Clube aparece na sexta posição com 19 pontos perdidos.