29/07/2021

Flotilha do Veleiros da Ilha seguem na briga por pódio em Ilhabela

Katana/Portobello lidera. Zeus Team e Catuana Kim também seguem bem posicionados.

Após alguns dias de calor, os velejadores que disputam a 48ª Semana de Vela de Ilhabela se depararam com um novo desafio nesta quarta-feira: o frio! Com chuva, vento sudoeste acima dos 15 nós e uma forte correnteza, as disputas do terceiro dia de regatas no litoral norte paulista foi intensa, com as disputas ocorrendo rumo ao sul do Canal de São Sebastião.

Na classe C30 a liderança segue com a equipe do Veleiros da Ilha, o Katana/Portobello, que após as duas regatas desta quarta somam 8 pontos perdidos, um a menos do que o Kaikias, vice-líder. Logo atrás, com 11 pontos pedidos, vem o Zeus Team, também do Veleiros da Ilha. 

O Katana Portobello leva a bordo o talento do medalhista pan-americano Bruno Fontes, prata nos Jogos de Lima, em 2019 na Classe Laser. Responsável pela preparação da equipe olímpica chinesa de vela para os Jogos de Tóquio, o velejador paranaense é o tático do barco de Florianópolis, vencedor da Regata Toque-Toque e líder da Classe C30.  

“Esta é minha primeira Semana de Vela na Classe C30, já fazia uns sete anos que eu não vinha a Ilhabela. Estou bem contente, principalmente porque está saindo tudo certo, apesar de ser a primeira vez que essa tripulação se junta. Temos um proeiro local, de Ilhabela, e o nosso professor de boxe, de Florianópolis, que nunca havia velejado”, considerou Fontes.

Já nas disputas da classe ORC, o Catuana Kim manteve-se nas posições intermediárias da classificação geral em nono lugar. Considerando a classe ORC-B, os catarinenses estão na vice-liderança com 9 pontos perdidos, atrás apenas do líder +Bravíssimo. 

Na quinta-feira (29), as temperaturas devem continuar baixas com ventos de médio para forte intensidade com mais regatas no formato barla-sota. A competição vai até sábado (31). Participam 81 veleiros das classes HPE25, C30, Clássicos, Bico de Proa, RGS, ORC, Mini Transat e Multicascos.

Fotos: Fred Hoffmann

Com informações da assessoria de imprensa do evento e da Classe C30.