03/01/2020

Flotilha do Veleiros da Ilha disputa 48º Campeonato Brasileiro de Optimist

Copa Brasil de Estreantes começa neste sábado, 4 de janeiro

Após as disputas do Sul-Brasileiro, a flotilha do Veleiros da Ilha retorna nesta semana para Porto Alegre para a realização da competição mais importante da temporada. O 48º Campeonato Brasileiro de Optimist acontece entre 4 e 14 de janeiro, novamente no Veleiros do Sul, com 14 atletas do Iate Clube de Santa Catarina na disputa. 

A competição inicia neste sábado (4), com as disputas da Copa Brasil de Estreantes. Representam o Iate Clube de Santa Catarina os velejadores Davi Neves, Heitor Rangel, Ivo Scampini, Lara de Oliveira, Luca Nogueira, Lucca Carbone e Luiza Mateus. A competição segue até o domingo (6), com seis regatas programadas para os três dias.

De 7 de janeiro até 14 entram em ação os velejadores da categoria Veterano para a realização do 48º Campeonato Brasileiro de Optimist. Os sete representantes do Veleiros da Ilha são: Clara Mateus, Fernando Menezes, Gabriel Vantajo, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin, Livia Nogueira e Luana da Silva.

Entre 7 e 9 de janeiro a flotilha será dividida em amarelo e azul para três dias de regatas qualificatórias e após a qualificação serão definidos os atletas classificados para as flotilhas ouro e prata. No dia 10 de janeiro, sexta-feira, acontece a disputa do Campeonato Brasileiro por Equipes. Os velejadores ganharão um dia de folga, e no dia 12 de janeiro, domingo, retornam para mais três dias de regatas valendo pela fase final da competição. 

O Campeonato Brasileiro apontará também os 15 atletas classificados do país para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Mar de Plata, entre os dias 21 e 28 de março. O Brasil conta com quinze vagas e necessariamente é preciso de quatro atletas de cada gênero, com as vagas sendo distribuídas de acordo com a classificação geral.