14/01/2019

Flotilha do ICSC cresce na reta final do Brasileiro de Optimist

Fernando e Guilherme Menezes subiram para o top-10 do evento

A conquista do terceiro lugar por equipes animou os velejadores da flotilha do Iate Clube de Santa Catarina e logo no primeiro dia de disputas da fase final do Campeonato Brasileiro de Optimist os catarinenses cresceram muito na competição. Com nove das doze regatas programadas completas até o momento os atletas do ICSC disputam não só o título da competição, mas também as vagas para o Campeonato Sul-Americano, que neste ano acontece em Algarrobo, Chile, entre 6 e 13 de abril.

Com ventos consistentes de leste foram realizadas três regatas no primeiro dia da fase final, todas na raia montada próximo à Ponta das Canas, no norte do Canal de São Sebastião. Competindo na flotilha ouro, os irmãos Fernando e Guilherme Menezes tiveram um incrível desempenho neste domingo, ambos subindo para o top-10 da classificação geral. Com um 3º e um 6º em suas duas melhores regatas do dia, Guilherme pulou para o 8º lugar no geral com 58 pontos perdidos. Fernando teve um dia ainda melhor, somando um 1º e um 2º nas melhores regatas, e com 63pp já é o 9º geral.

Também na briga por vaga no pódio e no Sul-Americano está Clara Meyer Mateus. Com 103pp ela é a quarta colocada no naipe Feminino e a 19ª no geral. Ainda na flotilha ouro, João Marcelo Carlin é o 36º no geral com 103pp. Vale ressaltar que os onze primeiros atletas na categoria Masculino e as quatro primeiras no Feminino garantem a vaga para a competição no Chile.

Pela flotilha prata o ICSC também está bem representado, com Eric Marchini na quinta posição, seguido por Brenda Furlin em sexto, Livia Nogueira em 10º, Pedro Nunes em 36º, Luana da Silva em 45º e Gabriel Vantajo em 50º.

 

Entenda a competição:

A primeira fase da competição (Veteranos) aconteceu entre terça e quinta (8 e 10), com os velejadores divididos em flotilhas amarela e azul na chamada série classificatória. Após os três dias os competidores os velejadores foram divididos nas flotilhas ouro e prata de acordo com a posição na série classificatória. Passaram para a flotilha ouro Clara Meyer Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin, enquanto na prata competem Brenda Furlin, Eric Marchini, Gabriel Vantajo, Livia Nogueira, Luana Silva e Pedro Nunes.A série final acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro, domingo e terça.

Serão premiados ao final do campeonato as seguintes categorias: 1º ao 10º geral; do 1º ao 5º mirim (masculino e feminino); 1º ao 5º infantil (masculino e feminino); do 1º ao 5º juvenil (masculino e feminino); o melhor Estado e a melhor Flotilha, além dos três primeiros do Campeonato Brasileiro de Equipes.

Fotos: Aline Bassi