06/03/2020

Flotilha do Iate Clube de Santa Catarina cresce na reta final da Seletiva de Optimist

Velejadores catarinenses estão bem na disputa por vagas no Mundial, Europeu e Norte-Americano

O penúltimo dia de competições da Seletiva de Optimist exigiu mais uma vez dos atletas em Jurerê. Logo às 12h a flotilha foi para água, mas a falta de ventos obrigou os velejadores a retornarem para terra a espera de melhores condições. A espera foi positiva e três horas mais tarde a comissão conseguiu realizar duas regatas somando nove até o momento. O dia de vento sudeste com 8-10 nós foi muito bom para os atletas do Iate Clube de Santa Catarina que estão muito bem na disputa por vagas nos Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano.

Destaque entre os velejadores do Veleiros da Ilha para a atleta Clara Matheus nesta sexta-feira. Com um 2º e um 5º lugar nas duas regatas a catarinense subiu muitas posições e agora ocupa a sétima posição na classificação acumulada entre Brasileiro e Seletiva. Dessa forma ela está na faixa de classificação para o Cameponato Europeu e com boas chances de classificar-se para o Mundial. Quem também está na disputa por vaga no Mundial é Fernando Menezes, que nesta sexta teve um terceiro lugar em sua melhor regata e ocupa a quinta posição no acumulado, ficando, até o momento com um das cinco vagas para o Mundial.

Além disso, o Veleiros da Ilha tem mais dois atletas na faixa de classificação para as competições internacionais. Guilherme Menezes (14º no acumulado) e João Marcelo Carlin (26º no acumulado) ocupam as vagas no Norte-Americano até o momento. Além dos quatro velejadores, o ICSC conta ainda com a participação de Davi Neves (29º), Livia Nogueira (33ª), Arthur Back (49º), Luana da Silva (50ª) e Gabriel Vantajo (59º) na competição. 

Neste sábado estão previstas as últimas regatas da Seletiva de Optimist com início às 12h

 

Sistema de classificação:

O sistema de classificação para os campeonatos internacionais leva em consideração os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre, no mês de janeiro, e da Seletiva de Optimist, que será disputado em Florianópolis. Assim como na programação da seletiva, o campeonato nacional contou com doze regatas e a fórmula utilizada para a definição das equipes é a seguinte: somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado de cada uma das competições. Desta forma, entram no somatório as onze melhores regatas do Campeonato Brasileiro e as onze melhores regatas da Seletiva.

 

Programação em Jurerê:

Entre terça e sábado acontecem as regatas. Poderão ser realizadas, no máximo, quatro regatas no mesmo dia para a os Veteranos e duas para os Estreantes. Todos os dias será realizada a reunião de timoneiros, sempre a partir das 11h, no Restaurante da Sede Oceânica. 

 

Serviço: Seletiva da Classe Optimist 2020

Data: 3 a 7 de março

Local: Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê

Horários: 13h (todos os dias)

 

O que está em disputa:

 

Campeonato Mundial (cinco vagas – 1º ao 5º)

Local: Garda, Itália

Data: 1 a 11 de julho

 

Campeonato Europeu (quatro vagas – 6º ao 9º)

Local: Tallinn, Estônia 

Data: 22 a 29 de junho

 

Campeonato Norte Americano (vinte vagas)

Local: Cancun, México

Data: 11 a 18 de outubro

 

A Seletiva de Optimist faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.