06/01/2017

Flotilha de Optimist do ICSC disputa Brasileiro em Vitória

Campeonato Brasileiro de Optimist começa nesse sábado com 8 velejadores do clube na disputa

Principal competição nacional de Optimist, o Campeonato Brasileiro da Classe será disputado a partir desse sábado (7), em Vitória, com sede no Iate Clube do Espírito Santo. A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina será representada por oito velejadores: Jose Irineu, Guilherme Berenhauser, Luis Felipe Machado, João Marcelo Carlin, Isabela Rocha de Faria, Sofia Rocha de Faria, Clara Meyer Cardoso e Stella Vasconcellos, todos na categoria Veterano.

Em 2016 o Brasileiro foi realizado em Florianópolis, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, com presença de quase 200 velejadores. Na ocasião, José Irineu foi o melhor atleta do estado na disputa, terminando em 7º lugar. Os bons resultados, não só no Brasileiro, mas também na Seletiva, garantiram ao velejador duas convocações para integrar a Seleção Brasileira (Campeonato Sul-Americano e Campeonato Norte-Americano). Além de Jose Irineu, Guilherme Berenhauser (Norte-Americano), Guilherme Durieux (Sul-Americano e Europeu) e Samer Kayali (Norte-Americano) também estiveram presentes em convocações para a Seleção.

Os bons resultados conquistados pela flotilha em 2016 servem como base para o ano de 2017. Jose Irineu e Guilherme Berenhauser seguem na equipe, sendo que esse é o último ano da dupla na categoria. No entanto, a renovação foi muito bem-feita e muitos alunos da Escola de Vela passaram a integrar a flotilha de competição, mostrando que o trabalho de base tem dado bons resultados. Um bom exemplo é a velejadora Clara Meyer Cardoso, que em 2016 foi campeã Sul-Brasileira Estreante.

A programação do evento tem início nesse sábado com as disputas das regatas individuais. A fase de classificação acontece até terça-feira (10), quando serão definidas as flotilhas ouro, prata e bronze. Na quarta-feira (11) acontece a disputa do Campeonato por Equipes e na quinta os atletas terão um dia de descanso. As finais individuais retornam na sexta (13) para mais dois dias de disputas, com os campeões sendo conhecidos no sábado.

Confira o Aviso de Regatas: https://optibra.files.wordpress.com/2013/09/1-alteracao-aviso-de-regata_brasileiro-v2.pdf