19/03/2018

Final de semana perfeito para abertura da Copa Veleiros de Monotipos

Competição contou com raia cheia em Jurerê e boa presença das famílias na Sede Oceânica

Final de semana de sol, bons ventos, raia cheia e presença dos associados e familiares na Sede Oceânica. O cenário da abertura da temporada 2018 da Copa Veleiros de Monotipos não poderia ter sido melhor. Dezenas de velejadores se reuniram para a primeira etapa do ano em Jurerê que ficou marcada por ótimas disputas nas classes Optimist, Snipe, Laser, Dingue, 420 e Wind Surf.

Destaque para os mais de vinte velejadores da flotilha de Optimist que lotaram a raia de Jurerê. A competição desse final de semana valeu também como etapa de abertura do Campeonato Estadual. Entre os veteranos, Fernando Menezes foi o campeão após vencer três das cinco regatas realizadas nesse final de semana. Sofia Rocha de Faria, vice-campeã brasileira em 2018, e Clara Cardoso, campeã no último final de semana da Copa ICRJ, completaram o pódio na 2ª e 3ª posição, respectivamente.

Entre os Estreantes o atual campeão catarinense Davi Neves largou na frente com vitória em todas as regatas no final de semana. Lucas Garcez, segundo colocado, e João Antônio, terceiro, vieram logo atrás completando as três primeiras posições. Com cinco etapas previstas pela frente, o Campeonato Estadual de Optimist promete boas disputas ao longo do ano.

Uma das classes mais equilibradas e competitivas entre as flotilhas do ICSC, a Snipe contou mais uma vez com disputas definidas apenas na última regata da competição. Alex Juk e Piero Furlan garantiram o título da etapa após venceram as duas regatas do domingo levando o primeiro lugar no desempate. As três primeiras duplas empataram em sete pontos e o descarte definiu as três posições no pódio. Matheus Dellagnelo e Gabriel Dellagnelo, líderes no sábado, terminaram em segundo, e Fipa Linhares e Tina Boabaid completaram o pódio.

Com onze barcos na água a flotilha de Laser também foi bastante prestigiada. Na Radial, Nalton Coelho levou a melhor com três vitórias em cinco regatas disputadas. Guilherme Takase e Rafael Servaes fecharam o pódio da classe. Na Standard, Luciano Oliveira venceu todas as regatas do final de semana para confirmar o título com Benno Volrath (2º) e Edmundo Grisard (3º) logo atrás. No 4.7, Isabela Rocha de Faria levou o título. Entre os Dingues, Fernando Pereira e Alice Pereira subiram ao lugar mais alto do pódio, assim como José Irineu e Samer Kayali no 420.

Fechando o final de semana, na categoria Wind Surf quem levou a melhor foi Rafael Cunha, vencedor das quatro regatas disputadas no sábado e domingo. Alexandre Vasconcellos ficou com a segunda posição e Alexandre Neves completou o pódio em terceiro.

A Copa Veleiros de Monotipos conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro