28/06/2019

Fernando Menezes segue em busca do pódio no Campeonato Europeu de Optimist

Quarto colocado até o momento, velejador do ICSC está quatro pontos atrás do líder

Mais um dia de bons ventos e regatas disputadas em Crozon-Morgat, pelo Campeonato Europeu de Optimist. Após três dias de competição, nesta quinta-feira a flotilha foi dividida em ouro, prata e bronze, e os 59 mais bem classificados seguiram em busca do título. E mais uma vez Fernando Menezes conseguiu manter-se entre os líderes do evento, terminando o dia na quarta posição, com 34pp, quatro a mais do que o líder, o italiano Alessandro Cortese.

O dia não começou muito bem para o atleta do Iate Clube de Santa Catarina, que acabou tomando uma bandeira preta na primeira regata do dia. Porém, o resultado foi para o descarte e na sequencia o catarinense mostrou muita personalidade para velejar confiante e terminar a segunda disputa do dia na oitava colocação. Com os resultados, Fernando Menezes segue firme pelo título e tem como principais adversários até o momento, o espanhol Marc Masqueda (3º – 34pp), o grego Dimitrios Bitros (2º – 32pp), além do líder Alessandro Cortese (30pp). 

As disputas seguem nesta sexta-feira e podem ser acompanhadas ao vivo através do site – 

http://2019europeans.optiworld.org/en/default/races/race-tracking

Além de Fernando Menezes, o Brasil conta com o capixaba Miguel Machado na flotilha ouro e Martin Ibanez na prata. Miguel ocupa a 24ª colocação na classificação geral, com 92pp, e Martin está em 87º com 156pp. Nas disputas entre as meninas, Gabriela Vassel, do Rio Grande do Sul, segue em ascensão e nesta quinta-feira passou para a 9ª posição, com 47pp, entre as 117 atletas inscritas no evento.

 

Foto: Matias Capizzano