26/06/2019

Fernando Menezes inicia o Europeu com vitória e aparece na vice-liderança

Velejador do ICSC teve dia quase perfeito com 1º e 2º lugares nas duas regatas desta terça

O velejador Fernando Menezes iniciou de forma brilhante sua participação no Campeonato Europeu de Optimist. Velejando na flotilha azul o catarinense conquistou uma vitória e um segundo lugar nas duas regatas realizadas nesta terça-feira (25) abrindo a competição na vice-liderança, com 3 pontos perdidos, um a mais do que o espanhol Marc Mesquida, líder do evento até o momento.

Após o primeiro dia de adiamentos devido à falta de ventos, os 176 atletas de 50 países velejaram pela primeira vez em CrozonMorgat. Nas duas regatas do dia, Fernando teve a mesma estratégia de largar bem e liderar a flotilha desde o início.

Na reagata de abertura, o catarinense começou entre os cinco primeiros e chegou a estar na frente após a primeira montagem de boia, mas logo em seguida viu o polonês Jeremi Szczukowski assumir a liderança. Os dois travaram um duelo pela ponta e, ao final, o segundo lugar foi um excelente resultado para Fernando.

A segunda regata do dia teve um início bem parecido com a anterior. Fernando largou muito bem e antes da primeira montagem de boia já era o líder. Desta vez o atleta do ICSC não deu chances aos adversários e liderou a regata do começo ao fim para vencer logo no primeiro dia de competições.

Nesta quarta-feira estão previstas mais duas regatas e Fernando Menezes segue velejando na flotilha azul. As disputas desta quarta-feira tem transmissão ao vivo através do site  http://2019europeans.optiworld.org/en/default/races/race-tracking/daySel/2019-06-26

Além de Fernando Menezes o Brasil conta ainda com Martin Ibanez (56º com 41pp) e Miguel Machado (121º com 76pp). No naipe Feminino Gabriela Vassel ocupa a 55ª posição com 70pp, entre as 117 velejadoras na competição.

Foto: Matias Capizzano