04/07/2019

Fernando Menezes conquista o quarto lugar no Campeonato Europeu de Optimist

Resultado confirma o bom trabalho de base feito pelo Iate Clube de Santa Catarina

Representante do Iate Clube de Santa Catarina no Campeonato Europeu de Optimist, Fernando Menezes conquistou um resultado expressivo para a vela brasileira ao finalizar a competição em quarto lugar, entre os 176 velejadores de 50 países inscritos no evento. Realizado em Crozon-Morgat, na França, a competição europeia é considerada umas das mais importantes do mundo o que torna o feito do jovem catarinense ainda mais notório.

Sempre entre os líderes, Fernando chegou ao último dia em quarto lugar e manteve a posição. Nas três últimas regatas da competição o catarinense somou um quinto, um nono e um 34º lugares encerrando as disputas com 82pp, após o descarte. O título foi para o italiano Alessandro Cortese (64pp), seguido pelo grego Dimitrios Bitros (73pp) e pelo outro italiano Lorenzo Pezzilli (78pp).

Além de Fernando Menezes o Brasil contou com a participação do capixaba Miguel Machado (25º geral -179pp) e do gaúcho Martin Ibanez (97º geral – 264pp). No Feminino, a paulista Gabriela Vassel confirmou a 10ª posição com 94pp. Confira os resultados completos no site – http://2019europeans.optiworld.org/en/default/races/race-resultsall

A sequencia de bons resultados comprova que a atual geração de Optimist do ICSC é extremamente versátil e bem preparada. Somente em 2019 a equipe catarinense conquistou o terceiro lugar no Brasileiro e o vice-campeonato Sul-Americano, com Guilherme Menezes, no Chile, além do quarto lugar no Campeonato Europeu com Fernando. 

Agora as atenções estarão voltadas para o Campeonato Mundial de Optimist, que acontece entre os dias 06 e 16 de julho, em Antígua, e terá a presença de Guilherme Menezes representando o ICSC (confira mais na matéria em nosso site).

Fotos: Matias Capizzano e Arquivo Pessoal