25/06/2023

Equipe brasileira encerra participação no Mundial de Optimist

Seleção contou com Henrique Sasaki, Felipe Strassburger e Xandi Paradeda

Terminou no último sábado (24) em Costa Brava, Espanha, o Campeonato Mundial de Optimist. Após quatro dias sem competições individuais devido às condições climáticas, o último dia contou com quatro regatas na fase final. Os representantes do Veleiros da Ilha, Henrique Sasaki, finalizaram o evento em 54º lugar na flotilha ouro, e Felipe Strassburger terminou em 152º na flotilha bronze.

A equipe brasileira contou com Xandi Paradeda, coordenador técnico do Veleiros da Ilha, como treinador. Além disso, entre os atletas do Brasil, Arthur Back finalizou em 12º, Zion Brandão em 57º, ambos na flotilha ouro, e Vitoria Viegas em 124º na flotilha prata.

No penúltimo dia de regatas, na sexta-feira, a comissão conseguiu realizar a competição por equipes. O time brasileiro acabou perdendo nas oitavas de final para a equipe da Itália, que se tornou campeã mundial ao vencer a Espanha na decisão. Na disputa contra o time italiano, o Brasil empatou em número de pontos, mas acabou sendo derrotado no critério de desempate.

O sueco Henric Wigforss conquistou o título mundial, seguido pelos americanos Travis Greenberg e Wylder Smith, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Foto: @mgaloma