16/11/2018

Equilíbrio marca o 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após dois dias de competição

Davi Neves, do Iate Clube de Santa Catarina, assumiu a primeira posição na categoria Estreante. Regatas prosseguem neste sábado e domingo

Mais um dia perfeito! Após uma estreia animadora dos 142 velejadores no 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist o segundo dia de regatas em Jurerê seguiu surpreendendo com excelentes disputas na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. O vento rondou para nordeste, condição ideal para o local, soprando entre 9-12 nós e um lindo dia de sol. Cenário perfeito para que a comissão realizasse mais três regatas para os Veteranos e duas para os Estreantes.

Com seis regatas completadas a flotilha de Veteranos será dividida em ouro e prata, sendo que os 50 melhores colocados seguem na disputa pelo título enquanto os demais competidores disputam da 51ª posição em diante. Até o momento, os Veteranos são liderados pelo paulista Alex Kuhl (EVI) e Newton Passos (ICRJ). Após vencer três regatas no primeiro dia, o paulista viu o carioca se aproximar bastante e agora ambos estão empatados com 12pp, sendo que o velejador de Ilhabela leva vantagem no desempate.

“Foi um dia muito bom e agora eu vou precisar ficar ainda mais concentrado para não deixar escapar. Meu objetivo antes do campeonato começar era ficar entre os três primeiros, mas agora vejo que dá para brigar pelo título. Com a separação da flotilha a competição tende a ficar mais difícil”, revela Newton Passos, que nesta sexta-feira somou 1º, 2º e 4º lugares nas regatas do dia.

Entre os catarinenses destaque para Fernando Menezes, sétimo colocado no geral. Fernando teve um dia muito consistente (2, 3 e 4) e aparece muito bem posicionado com 25pp. Além de Fernando, o ICSC conta com Guilherme Menezes e Clara Mateus Cardoso na flotilha ouro.

Flotilha do ICSC tem excelente desempenho entre os Estreantes:

Na disputa da categoria Estreante o dia foi teve como destaque os velejadores do Iate Clube de Santa, em especial Davi Neves vencedor das duas regatas disputadas neste sábado. Com as vitórias, o atual campeão catarinense subiu muitas posições e assumiu a liderança na classificação geral entrando de vez na disputa pelo título do 40º Campeonato Sul-Brasileiro. “Ontem eu estava um pouco nervoso e hoje foi bem melhor. Quero continuar velejando assim até o fim”, revela Davi.

A flotilha do ICSC colocou três velejadores entre os quatro primeiros colocados com Eric Marchini em 3º e Pedro Nunes em 4º. Em segundo está o gaúcho Pedro Rosa, do Clube dos Jangadeiros, empatado em número de pontos com Davi Neves; 8pp.

 

 

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após seis regatas (Veteranos)

1 – Alex Kuhl (EVI) – 12pp

2 – Newton Passos (ICRJ) – 12pp

3 – Lorenzo Balestrin (CDJ) – 14pp

4 – Gabriela Vassel (EVI) – 14pp

5 – Gustavo Glim (VDS) – 17pp

6 – Charata Mackinnon (YCA) – 22pp

7 – Fernando Menezes (ICSC) – 25pp

8 – Miguel Machado (ICES/Rumo) – 28pp

9 – Pedro Cardoso (ICES/Rumo) – 35pp

10 – Douglas Baptista (EVI) – 35pp

 

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após quatro regatas (Estreante)

1 – Davi Neves (ICSC) – 8pp

2 – Pedro Rosa (CDJ) – 8pp

3 – Eric Marchini (ICSC) – 9pp

4 – Pedro Nunes (ICSC) – 11pp

5 – Marina Uegama (YCSA) – 15pp

6 – Thomas Ferreira (YCSA) – 23pp

7 – Livia Nogueira (ICSC) – 27pp

8 – Danilo Rogozinski (CC) – 28pp

9 – Gustavo Kiessliwg (YCSA) – 30pp

10 – Gustavo Ceron (ICLI) – 30pp

 

Copa Brasil de Vela:

Após as disputas do 40º Sul-Brasileiro de Optimist o Iate Clube de Santa Catarina recebe os melhores velejadores do país para a realização da Copa Brasil de Vela. A principal competição de embarcações olímpicas do calendário nacional terá uma disputa a mais este ano. A Copa Brasil de Vela 2018 vai valer classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 em seis classes. As primeiras regatas estão marcadas para o próximo dia 20, no Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica, Jurerê, a partir de 12h.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil em Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan. Para a Fórmula Kite e a Nacra 17, a disputa é ainda mais especial, já que também é válida como Campeonato Sul-Americano a caminho da estreia dessas duas classes em Jogos Pan-Americanos.

Mais informações: http://copabrasildevela.cbvela.org.br/

 

Serviço: Sul-Brasileiro de Optimist e Copa Brasil de Vela

 

Evento: Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

Data: 15 a 18 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê

Classes em disputa: Optimist

 

Evento: Copa Brasil de Vela

Data: 19 a 24 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê

Classes em disputa: Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe, Lightning, além do 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino pela Copa Brasil da Juventude

O 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist e a Copa Brasil de Vela serão realizados no Iate Clube de Santa Catarina e fazem parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da Engie Energia, Nortox, Dibrape, Oriste Contabilidade, ST Importações e Umberto Gobatto. Os dois eventos contam ainda com o patrocínio do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.