10/12/2023

Duplas de 29er do Veleiros da Ilha competem no Mundial da Juventude

Mundial da Juventude 2023, em Búzios (RJ), terá mais de 400 atletas de 62 países. As regatas começam nesta segunda-feira (11).

Os velejadores Guilherme Menezes, Fernando Menezes, Clara Mateus e Livia Nogueira, da classe 29er, disputam o Mundial da Juventude 2023 em Búzios (RJ) a partir desta segunda-feira (11). As duas duplas, atuais campeãs brasileiras e sul-americanas, representam o Veleiros da Ilha na principal competição de Vela Jovem do mundo.

O evento chancelado pela World Sailing – Federação Internacional de Vela e organizado no Brasil pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela conta com velejadores de até 19 anos espalhados em classes que se assemelham em tamanho e estilo às olímpicas. Todos os barcos são fornecidos pela competição, com exceção dos equipamentos do Kite e IQFoil.

Serão realizadas mais 140 regatas no período de competição nas três raias montadas de Manguinhos, Feia e Branca. Os percursos serão de barla-sota – entre bóias formando um oito, e em forma trapézio, obrigando os velejadores a testarem suas habilidades em ventos de popa e contrários. 

Assim como na edição de 2022, realizada em Haia, na Holanda, o Mundial da Juventude terá o Troféu das Nações, com o somatório dos resultados de todos os países. A última campeã foi a Espanha.

Itália, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Espanha enviaram 14 representantes para Búzios (RJ). Brasil, Turquia e Argentina contam com 13 velejadores cada. 

Formato das regatas 

O formato das regatas é praticamente igual ao olímpico, porém sem a medal race. O vencedor será aquele que somar menos pontos ao final do campeonato. As versões da ILCA e 420 correm 9 provas e terminam após o fim com apenas 1 descarte. Nacra e 29er terão em seu programa 13 regatas e 1 descarte. Já no Kite e IQFoil serão 18 ao todo.

A previsão de vento para estreia nesta segunda-feira (11) terá direção leste com média intensidade, No dia seguinte, a meteorologia indica sentido sul. Mas no resto da semana, a tendência é voltar para leste.

O Mundial da Juventude reúne 21 oficiais de regatas internacionais e 45 brasileiros, todos liderados pelo catarinense Ricardo Navarro, o mesmo que coordena as provas olímpicas Paris 2024, pan-americanas de Santiago 2023 e da Copa do Mundo de Vela SSL Gold Cup.

Equipe Brasileira de Vela Jovem

420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back
420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel
29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes
29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira
Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck
ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli
ILCA 6 feminino: Valentina Roma
Kitesurf masculino: Lucas Fonseca
iQFoil feminino: Sofia Rocha

Com apoio On Board Sports
Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action