30/01/2022

Duas duplas do Veleiros da Ilha se classificam para o Mundial da Juventude

Guilherme Menezes/Fernando Menezes e Clara Mateus/Lívia Nogueira conquistaram vaga para Mundial que acontece em Haia (Holanda), em julho

Guilherme Menezes, Fernando Menezes, Clara Mateus e Livia Nogueira formam as duas duplas classificadas para o Mundial da Juventude na classe 29er. Velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, os quatro atletas confirmaram a vaga para a competição mais importante do mundo de Vela Jovem neste sábado, após o encerramento da Copa da Juventude. Disputada em Maria Farinha, Pernambuco, o evento foi o último de uma série de competições no nordeste brasileiro ao longo de janeiro.

As vagas para o Mundial da Juventude, evento que será realizado entre 9 e 16 de julho, na em Haia (Holanda), foram definidas somando os resultados do Campeonato Brasileiro e da Copa da Juventude. Campeões brasileiros Masculino e Feminino, as duplas catarinenses tiveram mais um ótimo desempenho nesta semana na raia do Cabanga Iate Clube.

Guilherme Menezes e Fernando Menezes terminaram a competição na segunda posição, atrás dos paulistas Theo Chao e Luc le Corre. Com a soma dos eventos, os irmãos totalizaram 66 pontos contra 81 da dupla paulista. Clara Mateus e Lívia Nogueira terminaram a Copa em quarto lugar (segundo lugar no Feminino), somando 103 pontos, oito pontos à frente da gaúcha Manoela Azevedo e da pernambucana Julia Oliivier, campeças da Copa no Feminino.

Ainda pela Copa da Juventude, João Marcelo Carlin e Pedro Garcez finalizaram a competição em 10º e terminaram a seletiva em oitavo lugar. Vale ressaltar que a dupla havia conquistado o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro (categoria Masculino). Desta forma, o Veleiros da Ilha volta de Pernambuco com dois títulos brasileiros, duas vagas para o Mundial e inúmeros pódios nas duas competições. 

ILCA 6 e 420 

Além das regatas de 29er, a Copa da Juventude reuniu velejadores das classes ILCA 6 e 420, ambas com presença da flotilha do Veleiros da Ilha. Luana da Silva conquistou o título na categoria Feminino Sub 16 de ILCA (24º geral). Ivo Scampini (32º geral), Brenda Furlin (33ª) e Gabriel Vantajo (35º) completaram a equipe do ICSC.

Na classe 420, Melissa Paradeda competiu pela primeira vez na categoria e terminou em quinto lugar no Feminino e 18º no geral. 

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/ Cabanga

A flotilha do Veleiros da Ilha viajou com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte