26/06/2023

Domingo define os campeões da 4ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos

Três regatas foram realizadas em um belo final de semana na capital catarinense

Em mais um belo dia de sol, Florianópolis amanheceu com ventos fracos neste domingo, dia 25. Mesmo com dificuldades, a comissão conseguiu realizar mais uma regata, e os campeões da 4ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos foram conhecidos.

Theo Sartor, velejador do Veleiros da Ilha, começou o dia na segunda posição na categoria Optimist Veteranos, mas a vitória na regata decisiva rendeu ao atleta o título da etapa. Uma Creixell, do Clube dos Jangadeiros (RS), terminou na segunda colocação, e Lara Candemil, também do ICSC, subiu para o terceiro lugar, completando o pódio.

Pela categoria Optimist Estreantes, também houve mudança na classificação final. Terceiro colocado no sábado, Rodrigo Cerquera, do Clube dos Jangadeiros, venceu a regata final e subiu ao primeiro lugar, seguido por seu companheiro de equipe, Pedro Creixell, vice-campeão. Miguel de Faria, do Veleiros da Ilha, finalizou em terceiro.

Mudança de posição também nas boas disputas de 29er. Com seis duplas na água, os velejadores João Marcelo Carlin e Luc Le Corre, campeões da Copa Brasil de Vela em 2022, venceram a regata decisiva e, por apenas um ponto, superaram os campeões sul-americanos Guilherme Menezes e Fernando Menezes, vice-campeões da etapa. Clara Mateus e Livia Nogueira, campeãs sul-americanas em 2023, fecharam o pódio em terceiro lugar, mostrando o alto nível da flotilha de Vela Jovem do Clube.

Com um fim de semana perfeito, a dupla formada por Fipa Linhares e Francisco Bittar não deu chances aos adversários. Foram três vitórias nas três regatas e a confirmação do título da etapa. Alex Juk e Giovana Simas subiram para o segundo lugar, e Anderson Candemil e Julio Cesar fecharam o pódio.

Fim de semana perfeito também para o campeão brasileiro Davi Neves. Com três primeiros lugares, o atleta de Vela Jovem conquistou o título na classe ILCA 6, seguido por Heitor Rangel e Nalton Coelho, segundo e terceiro, respectivamente. Na categoria ILCA 4, as posições se mantiveram, e a gaúcha Bianca Lautert (CDJ) confirmou o título da etapa, com Helena Dutra na segunda posição.

Já na classe ILCA 7, Guilherme Andrade venceu a disputa decisiva para confirmar o título, com dois pontos de vantagem sobre Paulo Schaefer, vice-campeão da etapa. Gustavo Lima, do Lagoa Iate Clube, completou o pódio. Na categoria Dingue, a dupla Marcelo Martins e Marilia Fragoso confirmou o título, assim como Ivo Scampini, campeão na categoria Prancha a Vela.

A 5ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, em Jurerê.