06/03/2016
Domingo de sol e bons ventos marcam a Copa Veleiros de Monotipos
No total, 62 velejadores participaram da etapa de abertura em Jurerê neste final de semana
Começou neste final de semana a Copa Veleiros de Monotipos e a primeira etapa foi marcada por um lindo dia de sol no domingo, com vento nordeste entre 8 e 10 nós, característico de Jurerê. No total, 62 velejadores participaram do evento na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina divididos nas classes Optimist (Veterano e Estreante), Laser (Radial e Standard), Snipe e Dingue.
Com onze embarcações na água a classe Snipe foi a mais numerosa do evento contando com excelente nível técnico. Sempre competitivos, a dupla Felipe Linhares e Andreis Castro venceram três das cinco regatas realizadas neste final de semana e confirmaram o título da etapa. A dupla Adriano Santos e Chrsitian Franzen também teve um final de semana bem regular terminando com o vice-campeonato, seguidos por Alex Juk e Diego Lipszye.
Destaque também para a classe Dingue. Com a confirmação do Brasileiro para o mês de setembro no Iate Clube de Santa Catarina, a flotilha de Dingue tem se movimentado e neste final de semana dez embarcações participaram da Copa Veleiros de Monotipos e a vitória ficou com a dupla do Distrito Federal, Marcia Maciel e Sofia Tratz, do Clube Cota Mil com oito pontos perdidos, dois a menos do que a dupla vice-campeã Cassiano Pitol e Maria Clara, do Iate Clube de Santa Catarina. Em terceiro lugar ficou Eduardo Fernandes e Marcelo Macruz, do Lagoa Iate Clube.
Na Optimist Veterano, Guilherme Berenhauser venceu três regatas, incluindo a última deste domingo, e com apenas seis pontos perdidos levou o título da etapa. José Irineu, que representará o Iate Clube de Santa Catarina no Sul-Americano em Salinas (Equador) ao lado de Guilherme Durieux, ficou com o vice-campeonato da etapa, seguido por Samer Kayali, terceiro colocado.
Entre os Estreantes, Luis Felipe Machado ficou com o título, seguido de perto por Bernardo Costa, vice-campeão da etapa, e Clara Meyer, terceira colocada. Na Laser Radial, Nalton Coelho foi o vencedor da etapa. Fechando as classes, Alex Veeren ficou com o título da Laser Standard, com Edmundo Grisard em segundo.