13/07/2017

Dia positivo para os catarinenses na Semana de Vela de Ilhabela

Quarta-feira contou com realização de regata de percurso médio e estreia da classe HPE-25

A quarta-feira marcou o terceiro dia de competições da 44ª Semana de Vela de Ilhabela e com ventos de média intensidade soprando de sul a comissão optou por fazer uma regata de percurso médio com aproximadamente 17 milhas na raia montada novamente no Canal de São Sebastião, perto da costa da ilha. O percurso contou com quatro contornos de boia, sendo duas de contravento e duas de popa, exigindo bastante das tripulações.

E os barcos com tripulantes do Iate Clube de Santa Catarina tiveram um dia extremamente positivo. Com presença da velejadora Liana Fragoso, o Cangrejo assumiu a liderança entre os Clássicos APS após o terceiro lugar na regata dessa quarta. Apesar de não ter vencido nenhuma das três regatas o Cangrejo tem sido o mais consistente entre doze barcos da flotilha e aparece na ponta com nove pontos perdidos, quatro a menos do que o Cairu III, e cinco à frente do Turuna.

Inclusive, é importante destacar a presença das velejadoras do Iate Clube de Santa Catarina na competição. Segundo dados da organização 15% dos tripulantes dos 123 barcos participantes são do sexo feminino, entre elas a jovem velejadora do ICSC Brenda Furlin, de apenas 13 anos e que veleja no Itajaí Sailing Team, equipe comandada por Marcelo Gusmão e que conta com diversos tripulantes do clube em sua formação.

“Minha função é aprender! Eu dou suporte à tripulação nas manobras e fico sempre observando. Gostei muito dessa minha experiência na vela oceânica”, comenta Brenda, que nessa quarta ajudou o Itajaí Sailing Team a conquistar o quarto lugar na regata de percurso na classe IRC. Após três dias de disputas a equipe ocupa o sexto lugar na classificação geral da flotilha que é liderada pelo Rudá.

O Pajero, outra embarcação que conta com velejadores do Iate Clube de Santa Catarina em sua tripulação – José Irineu e André “Bochecha” Fonseca – assumiu a ponta na classe ORC. Comandados por Eduardo Souza Ramos, o Soto 40 completou as 17 milhas da regata de percurso médio na 3ª posição e está com quatro pontos de vantagem para o Ângela VI. Atual campeão da classe ORC, o Miragem, que veleja com Matheus Dellagnelo e Henrique Back na equipe, subiu para terceiro entrando de vez na luta pelo bicampeonato.

Quem também subiu na classificação geral foi o Katana. Atual campeão da Semana de Vela de Ilhabela, a tripulação comandada por Cesar Gomes ocupa a vice-liderança na classe C30, cinco pontos atrás do Caiçara. Além disso, os catarinenses seguem na disputa pelo título brasileiro da classe após terem vencido a primeira etapa em Florianópolis, durante o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.

Pela classe RGS B o Açores III ocupa a terceira posição da flotilha de 11 barcos. O quarto lugar na regata dessa quarta-feira colocou a equipe catarinense cinco pontos atrás do Bravo.

Encerrando as participações dos representantes do ICSC nessa quarta-feira em Ilhabela, o Arretado fez sua estreia na competição. A comissão decidiu montar uma raia exclusiva para a classe HPE-25 e duas regatas foram realizadas no dia: uma na Praia de São Francisco (São Sebastião), com vento Sul, e outra no extremo norte do canal (Ponta das Canas), com direção Leste, e o Arretado ocupa a 16ª posição após a realização das duas disputas.

Mais informações: www.svilhabela.com.br

Fotos: Fred Hoffmann