07/09/2021

Daniel Matos e Liana Fragoso conquistam o 50º Campeonato Sul-Brasileiro de Snipe

Título veio no último critério de desempate após duelo acirrado com Felipe Linhares e Andreis Castro

Os velejadores Daniel Matos e Liana Fragoso, do Veleiros da Ilha, conquistaram nessa segunda-feira (6) o título do 50º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Snipe, realizado neste feriado de Independência, em Balneário Rincão, na Lagoa dos Esteves. O título veio somente na última regata e, como é tradicional na classe, de maneira extremamente equilibrada. Empatados em todos os critérios, a dupla mista do ICSC levou o Troféu Roberto Marinho no último recurso de desempate, o de melhor resultado na última regata.

Até o domingo, a liderança da competição era da dupla Felipe Linhares e Andreis Castro. No último dia de competição apenas uma regata foi realizada, com vitória para Daniel e Liana. Desta forma as duas duplas somaram 11 pontos e empataram em todos os critérios: dois primeiros lugares, três segundos lugares e dois terceiros lugares. Sendo assim, o desempate veio no resultado da última regata, com vitória de Daniel e Liana, e a confirmação do título.

Realizado desde 1970, essa é a primeira vez que uma dupla mista leva o título da competição e Liana Fragoso será a primeira mulher a ter seu nome gravado no tradicional troféu Roberto Marinho.

Com nove duplas na competição, a flotilha do Veleiros da Ilha se sobressaiu no campeonato. Além do título e do vice-campeonato geral, mais três duplas do ICSC ficaram entre as dez primeiras: Christian Franzen e Giovana Simas (5º), Alex Juk e Piero Furlan (6º) e Roberto Salles e Igor Machado (7º).

Completaram a equipe do ICSC na competição as duplas Bernardo Luz e Felipe Berenhauser (13º), Manuella Moreira e Ian Franzen (14º), Henrique Back e Leo Xavier (17º) e Jorge Carneiro e Thiago Perucchi (19º).

A presença da flotilha de Snipe do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha no 50º Campeonato Sul-Brasileiro conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte através da Secretaria  Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Os patrocinadores são as empresas Nortox, Engie, Clemar, Casas D´Água e o Senhor Umberto Gobatto.

Fotos: Greice Natália