05/03/2022

Copa Veleiros de Monotipos tem início com número recorde de barcos

Primeira etapa do ano contou com grande presença dos velejadores em Jurerê

Começou neste sábado, 5 de março, mais uma temporada da Copa Veleiros de Monotipos. Aproveitando a presença de inúmeros velejadores da classse Optimist, que disputarão a Seletiva a partir de quarta-feira (9), a primeira etapa do ano contou com número recorde de inscritos. As primeiras regatas da competição foram realizadas com vento nordeste, variando entre 10 e 12 nós, em um lindo dia de sol na capital catarinense. 

Com 115 velejadores na flotilha de Optimist, o primeiro dia contou com lidas disputas e raia cheia em Jurerê. Entre os veteranos, Davi Neves, do Veleiros da Ilha, abriu a competição na liderança com 3 pontos perdidos, seguido por Arthur Back (ICRJ), em segundo com 4pp, e Joana Gonçalves (ICRJ), em terceiro com 8pp.

Na categoria Estreantes, a gaúcha Uma Creixell (CDJ) lidera a flotilha com duas vitórias (2pp). Sua companheira de equipe, Sofia Cerqueira, é a segunda colocada com 7pp e em terceiro vem outro gaúcho, Pedro Koch (VDS) com os mesmos 7 pp.

Após três regatas, a dupla Felipe Linhares e Andreis Castro lidera a flotilha de Snipe, que conta com dezesseis duplas. Com duas vitórias e um segundo lugar, Fipa e Andreis somam 4 pontos e estão seis na frente de Henrique Back e Jacqueline Back, com 10 em segundo. Anderson Candemil e Silvia Nakamura são os terceiros com 15 pontos.

Boas disputas também na classe 29er. Os campeões brasileiros de 2022, Guilherme Menezes e Fernando Menezes venceram todas as disputas do dia e lideram a classe. João Marcelo Carlin e Luc Le Corre estão em segundo e Clara Mateus e Livia Nogueira em 3º.

Nas disputas de ILCA 6 (Laser Radial), Tina Boabaid lidera após duas vitórias em três regatas com 7 pontos, mesmo somatório de Nalto Coelho, vice-líder. Luiz Felipe Giagio completa as três primeiras posições após o encerramento deste sábado.

Neste domingo estão previstas mais duas regatas para todas as classes.

A Copa Veleiros de Monotipos faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022- Cidade de Florianópolis – ano 5 – Nº SLIE: 1915566-29 – Processo nº 71000.042677/2019-81, que conta com os patrocínios das empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas D´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin e e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.