05/01/2022

Copa Brasil de Estreantes começa nesta quinta em Pernambuco

Veleiros da Ilha será representado por três atletas na competição

A partir desta quinta-feira, 6 de janeiro, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, sedia as principais competições da vela de base do Brasil. A subsede de Maria Farinha será o destino dos atletas de Optimist e Vela Jovem do país. O calendário começa com as disputas da Copa Brasil de Estreantes, com regatas até o próximo domingo, 9 de janeiro. 

A primeira competição do ano de Optimist será disputada por velejadores de 7 a 15 anos, todos em sua primeira disputa nacional. Serão 45 atletas de nove estados e o Veleiros da Ilha será representado por três competidores: Ana Clara Carlin, Felipe Amado e Bárbara Furlin. Estão programadas até oito regatas, sendo até duas por dia, a depender das condições de vento.

O Veleiros da Ilha tem conquistado ótimos resultados nesta competição. Os dois últimos campeões são atletas do Iate Clube de Santa Catarina: Davi Neves (2020 – Porto Alegre) e Lara Candemil (2021 – Rio de Janeiro). 

50º Campeonato Brasileiro de Optimist 

Passadas as disputas da Copa Brasil, as atenções estarão todas no Campeonato Brasileiro de Optimist. O evento inicia dia 9 e prossegue até 17 de janeiro. té o momento, 132 velejadores, de dez estados, três da região Nordeste, estão confirmados, sendo oito do ICSC. São eles: Davi Neves, Erik Scheidt, Heitor Rangel, Julio Jordani, Lara Candemil, Lucca Carbone, Luíza Cardoso Mateus e Melissa Paradeda. 

Estão programadas 12 regatas, sendo seis 6 na fase qualificatória e outras seis 6 regatas na fase final. As regatas qualificatórias acontecem de segunda (10) a quarta (12). Dia 13 de janeiro, as disputas individuais dão vez a competição por equipes. No dia 14 os atletas têm um descanso e voltam a raia de Maria Farinha dia 15, sábado, para o início das regatas finais até dia 17, segunda. 

Além da Copa Brasil Estreante de Optimist e do Brasileiro de Optimist, Maria Farinha sediará em janeiro o Campeonato Brasileiro de 29er (de 16 a 23), o Campeonato Brasileiro de 420 (16 a 23) e a Copa da Juventude (22 a 30). Durante todo este mês de janeiro, a expectativa é que mais de 300 velejadores passarão pelo Cabanga.

A flotilha do Veleiros da Ilha viaja com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.