21/10/2024
Condições desafiadoras marcam Regata Marina Itajaí Marejada
Regata percorreu quase 65 km entre Florianópolis e Itajaí
A 5ª Regata Marina Itajaí Marejada foi um grande desafio para as quase 40 embarcações que participaram da 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano, organizada anualmente pelo ICSC – Veleiros da Ilha, neste sábado (19). Com ventos fracos, as tripulações enfrentaram adversidades ao longo do extenso percurso entre Jurerê e Itajaí, ponto final da regata.
As primeiras embarcações, das classes RGS, RGS Cruzeiro e Bico de Proa, largaram às 9h35 da Sede Oceânica do Veleiros da Ilha em direção à Ponta de Cabeçudas, percorrendo cerca de 35 milhas náuticas (aproximadamente 65 km). Os barcos da classe ORC partiram mais tarde, às 11h15. O Fita Azul, prêmio destinado à primeira embarcação a completar o percurso, foi conquistado pelo Terroso, do comandante Carlos Augusto de Matos, que cruzou a linha de chegada após 7 horas e 12 minutos de prova. Em seguida, chegaram o Itajaí Sailing Team e o Zeus Team, completando a flotilha da classe ORC.
Após a correção de tempo, a vitória na classe ORC ficou com o Zeus Team, comandado por Inácio Vandresen, seguido pelo Itajaí Sailing Team, do comandante Alexandre Santos, e pelo Terroso, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Logo depois, os primeiros barcos da classe RGS começaram a concluir o percurso. O vencedor da etapa foi o Kraken, comandado por Rogério Vasconcellos, liderando uma flotilha de cinco embarcações. O segundo lugar foi para o Campeche, comandado por Guilherme Rupp, enquanto o Bruxo, comandado por Luiz Carlos Schaefer, ficou com o terceiro lugar.
Com 14 barcos na raia, a classe RGS Cruzeiro protagonizou disputas acirradas. O grande vencedor da Regata Marina Itajaí Marejada foi o Mar Sem Fim, comandado por Alexandre Confucio, após mais de 10 horas de velejada. O vice-campeonato ficou com o Terra Firme, comandado por Filipe Koefender, e o terceiro lugar foi conquistado pelo Neon III, comandado por Maurity Borges.
A classe Bico de Proa, com o maior número de participantes (16 barcos), também teve uma competição intensa. A tripulação do Jack OZ, comandada por Andreis Santos, comemorou o primeiro lugar após 10 horas e 24 minutos de regata. As embarcações Nest, comandada por Paulo Souza, e Spray I, comandada por Mauricio Heinzen, completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontecerá no dia 23 de novembro. Válida como a oitava etapa da temporada, a tradicional Regata Mormaii reunirá a flotilha oceânica para o penúltimo evento do ano.