12/03/2022

Classificados para o Campeonato Mundial serão definidos neste domingo

Neste sábado, mesmo com condições adversas, foram realizadas duas regatas

O sábado amanheceu com chuva e tempo fechado em Florianópolis, mas mesmo com condições climáticas adversas, a comissão conseguiu realizar duas regatas para todas as categorias. Desta forma, a Seletiva de Optimist apontará somente no último dia de competições todos os classificados para as competições internacionais. Davi Neves, do Veleiros da Ilha, segue na liderança geral da competição.

O catarinense soma 14 pontos perdidos e mantém os três pontos de vantagem sobre o carioca Zion Brandão (17pp). Joana Kubella (25pp), Arthur Back (28pp) e Felipe Vicente (32pp), todos do Rio de Janeiro, ocupam o 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente.

Representando o Veleiros da Ilha, Melissa Paradeda subiu para o sexto lugar, com 46pp, e Henrique Tannous, com 59pp, é o oitavo. Até o momento, Mel está na fase de classificação para o Mundial, assim como Davi, enquanto Henrique disputa posição no Europeu. Quem também está em posição de vaga para as competições internacionais é Julio Jordani (23º). Lara Candemil (26º) está próxima das vagas e também disputa uma posição na equipe brasileira, enquanto Lucca Carbone está em 45º na flotilha ouro. Pela flotilha prata, Heitor Rangel está em 2º, seguido por Ana Clara Carlin (17º), Felipe Amado (22º) e Luiza Mateus (24º).

Na categoria Estreantes, o gaúcho Teodoro Guadagnin manteve a liderança com 18 pontos perdidos. Na segunda posição está Uma Creixell, do CDJ, e Sofia Cerqueira, também do CDJ, está em terceiro. Entre os atletas do Iate Clube de Santa Catarina, Gael Gouvea é o 13º, seguido por Barbara Furlin (17º), Helena de Brum (19º), Anna Scampini (20º) e Lucas da Cunha (21º).

A competição em Florianópolis apontará todos os classificados para os Campeonatos Mundial, Europeu, Norte-Americano e Sul-Americano. Além das cinco vagas para o Mundial, são quatro vagas para o Europeu, em Sonderborg, na Dinamarca, mais quinze vagas para o Norte-Americano, nas Bahamas, e trinta vagas para o Sul-Americano, no Rio de Janeiro.

Sistema de pontuação para classificação

O sistema de pontuação para classificação dos atletas para as competições internacionais considera os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em janeiro deste ano em Maria Farinha (PE), e da Seletiva de Optimist. Cada competição conta com doze regatas. Somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado em cada uma delas. Desta forma, serão somadas onze regatas do Brasileiro e onze regatas da Seletiva. 

A previsão para esse sábado são de mais três regatas, a partir das 13h. A competição da Seletiva de Optimist seguem até domingo (13) e poderão ser realizadas, no máximo, quatro no mesmo dia para os Veteranos e duas para os Estreantes. 

A Seletiva de Optimist faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022- Cidade de Florianópolis – ano 5 – Nº SLIE: 1915566-29 – Processo nº 71000.042677/2019-81, que conta com os patrocínios das empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas D´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin e e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato