03/10/2019

Clara Mateus conquista o bronze no Campeonato Norte-Americano de Optimist

Velejadora do Iate Clube de Santa Catarina subiu no pódio em competição realizada em Nassau

A vela de base do Iate Clube de Santa Catarina acaba de somar mais um grande resultado na temporada. A velejadora Clara Meyer Mateus conquistou o terceiro lugar no Campeonato Norte-Americano de Optimist, realizado em Nassau, Bahamas. Após dez regatas disputadas, a atleta do Veleiros da Ilha terminou a competição com a medalha de bronze entre as meninas.

Com 129 pontos perdidos, Clara ficou atrás da também brasileira Joana Gonçalves, vice-campeã com 117 pp, e da peruana Alejandra Vega, campeã com 88 pp. Na classificação geral, Clara fechou em um ótimo 22º lugar entre os 164 velejadores. Em termos de comparação, em 2018, Clara terminou na 85ª posição geral (10ª da flotilha prata) e em 20º entre as mulheres, mostrando grande evolução.

Além do terceiro lugar individual, Clara já havia conquistado um bronze por equipes com o Time Brasil 2 na Nations Cup, coroando uma brilhante competição.

Aliás, o Brasil teve amplo destaque no evento. Além de Clara e Joana subindo ao pódio no Feminino, o título geral da competição também ficou para a equipe brasileira. Gustavo Campos conquistou o ouro, seguido pelo irlandês Rocco Wright (prata) e o também brasileiro Lucas de Freitas (bronze). Ainda na competição por equipes, o país subiu ao pódio duas vezes, com o Time Brasil 2 em terceiro e o Time Brasil 1 com a prata.

Destaque para a presença do treinador Bernardo Luz, do Iate Clube de Santa Catarina, na comissão técnica nacional, mostrando que o Veleiros da Ilha está muito bem representado dentro e fora d’água. 

Mais informações sobre o Campeonato Norte-Americano – http://2019northamericans.optiworld.org