17/06/2023

Campeonato Mundial de Optimist começa em Costa Brava com presença dos velejadores do Veleiros da Ilha

Duas regatas foram realizadas em Costa Brava, na Espanha

Começou neste sábado (17), o Campeonato Mundial de Optimist em Costa Brava, Espanha. No primeiro dia de competição, todos os atletas participaram de duas regatas válidas pela fase de classificação individual. Com a presença de 259 velejadores de 57 países, essa competição é considerada a mais importante do mundo para os jovens velejadores.

Os velejadores do Veleiros da Ilha tiveram bons momentos no primeiro dia de competição. Henrique Sasaki terminou o sábado na 19ª posição geral, acumulando 17 pontos após um 8º e um 9º lugar nas regatas. Felipe Strassburger ficou em 95º lugar, com 49 pontos, após um 13º e um 36º lugar.

Além dos representantes do Veleiros da Ilha, outros velejadores brasileiros também se destacaram. Arthur Back ocupa o 7º lugar geral, com apenas 6 pontos. Zion Brandão está em 87º lugar, com 47 pontos, e Vitoria Viegas ocupa o 104º lugar, com 52 pontos.

A competição continua neste domingo, com previsão de mais duas regatas na fase de classificação individual. Vale ressaltar que a equipe brasileira conta com Xandi Paradeda, coordenador técnico de Vela do ICSC – Veleiros da Ilha, como treinador do Time Brasil.

A fase de classificação individual ocorre de sábado a segunda-feira (19). As disputas por equipes serão realizadas na terça (20) e quarta-feira (21), enquanto as regatas individuais da fase final acontecerão a partir de quinta-feira (22) até sábado (24). Ao todo, estão programadas 12 regatas.

O Campeonato Mundial tem cobertura através do site oficial (https://2023worlds.optiworld.org/en/default/races/race), e as regatas são transmitidas em tempo real pelo link (https://2023worlds.optiworld.org/en/default/races/race-tracking). 

Foto:  @sailingballena