28/10/2023

Bruno Fontes estreia com vitória no Pan-Americano

Atleta do ICSC – Veleiros da Ilha encerrou o primeiro dia na segunda posição na classe ILCA 7.

As regatas de vela dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começaram neste sábado (28), nas raias de Algarrobo e El Quisco, em Valparaíso. Com ventos variando de médio para forte, o velejador Bruno Fontes, do ICSC – Veleiros da Ilha, estreou com uma vitória em uma das regatas disputadas, encerrando o dia na vice-liderança da classe ILCA 7.

Com seis pontos somados, o atleta catarinense ficou atrás apenas do porto-riquenho Pedro Luis Gamboa, que lidera com 4 pontos. Medalhista de prata na edição passada em Lima, no Peru, Bruno Fontes teve uma primeira regata de recuperação. “Foi um bom dia. Comecei a competição sem cometer grandes erros. Estou muito feliz porque na primeira regata não estava indo tão bem e consegui me recuperar bastante”, disse Bruno Fontes.

Na segunda regata do dia, Bruno Fontes conseguiu uma boa largada e ficou na frente da flotilha, vencendo a disputa. “As condições estão do jeito que eu gosto, com onda e vento médio. Consegui ter um bom desempenho, sempre seguindo os conselhos do meu mentor Bruno Prada. É um prazer ter um medalhista nos apoiando e incentivando a equipe”, finalizou Bruno.

Neste domingo (29), o atleta do Veleiros da Ilha retornará à raia para mais duas regatas. Além de Bruno, a velejadora Larissa Juk fará sua estreia na competição. Acompanhada por Thommas Summer e Ana Barbachan, a catarinense iniciará sua campanha na classe Lightning.

Acompanhe o tracking das regatas  – Livestream e Resultados

Programação:

Tanto para a classe ILCA 7 quanto para a classe Lightning, a programação inclui dez regatas e a Medal Race. Em ambas as classes, os velejadores disputam as regatas da fase de classificação, e os cinco melhores colocados avançam para a disputa pela medalha.

Time Brasil

O Time Brasil conta com Claudio Biekarck, dez vezes medalhista do Pan, como Chefe de Equipe. O bicampeão olímpico Torben Grael será o Head Coach. Os treinadores no Chile serão Bruno Prada, duas vezes medalhista olímpico, Martha Rocha e Ricardo Paranhos. Ricardo Lobato atuará como consultor de regras, enquanto Tania Sampaio e Lara Bulhões serão a fisioterapeuta e a massoterapeuta, respectivamente. A médica responsável será Lara Lima.

O Brasil defenderá sua posição de liderança no ranking histórico da vela nos Jogos Pan-Americanos, com 17 atletas competindo em nove classes diferentes. Ao longo dos últimos 72 anos, o país conquistou 85 medalhas, sendo 39 de ouro, 27 de prata e 19 de bronze.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil demonstrou seu domínio ao liderar o quadro de medalhas da vela, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Além disso, o Pan 2023 é uma oportunidade de garantir vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Equipe brasileira que competirá o Pan de Santiago:

49er: Marco Grael e Gabriel Simões

49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze

Fórmula Kite: Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis

ILCA 6: Gabriella Kidd

ILCA 7: Bruno Fontes

IQFoil: Mateus Isaac e Bruna Martinelli

Lightning: Thomas Sumner, Ana Barbachan e Larissa Juk

Nacra 17: Samuel Albrecht e Gabriela Sá

Snipe: Juliana Duque e Rafa Martins

Foto: Matias Capizzano / Photosport