05/03/2017

Bruno Fontes e Alex Veeren competem na Copa Brasil de Vela

Principal competição nacional reúne os melhores velejadores do país em Porto Alegre. Evento define Equipe Brasileira de Vela.

Os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, Bruno Fontes e Alex Veeren, iniciam nessa segunda-feira suas campanhas na IV Copa Brasil de Vela, principal competição do calendário nacional da modalidade e que define a Equipe Brasileira para a temporada 2017. Competindo na classe Laser, a dupla terá pela frente fortes adversários, mas ambos chegam muito bem para o evento.

Bruno Fontes vem de um 10º lugar na Copa do Mundo de Vela de Miami, chegando a Medal Race em seu retorno as competições, enquanto Alex Veeren conquistou recentemente o Campeonato Brasileiro em São Paulo.

A IV Copa Brasil de vela acontece no Rio Grande do Sul, com sede dividida entre o Clube dos Jangadeiros e Veleiros do Sul. A cerimônia de abertura acontece nesse domingo (5) e as regatas ocorrem de 6 a 11.

Paralelo a IV Copa Brasil de Vela acontece a II Copa Brasil de Vela Jovem, sendo uma ótima oportunidade para a nova geração ter contato com as estrelas do esporte, como Robert Scheidt (cinco vezes medalhista olímpico), Martine Grael e Kahena Kunze (campeãs olímpicas da classe 49er FX na Rio/2016), Fernanda Oliveira e Isabel Swan (medalhistas na classe 470 em Pequim/2008) e Torben Grael, coordenador-técnico da equipe brasileira de vela, dono de cinco medalhas em olimpíadas e vice-presidente da Federação Internacional de Vela.

Os vencedores do evento farão parte da Equipe Brasileira de Vela em 2017, sendo que esses atletas passam a fazer parte do plano de investimento da Confederação Brasileira de Vela para a participação nas principais competições internacionais desse ano. Os atletas passarão por análises periódicas no Programa de Desenvolvimento Individual durante todo o ciclo, até as Olimpíadas de Tóquio 2020.

A IV Copa Brasil terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 (Misto), Kitesurfe Hidrofoil Open (Tubular e Foil) e Kitesurfe Hidrofoil Amador (Tubular).