28/05/2019

Bons ventos marcam a Regata Tripulação

Dia perfeito na Baía Sul proporcionou uma das melhores regatas do ano neste final de semana

Um dia perfeito! Essa é a melhor forma para definir o sábado, que amanheceu com sol e bons ventos em Florianópolis. Soprando com 15 – 20 nós de intensidade, as condições não poderiam ser melhores para a realização da Regata Tripulação, para a alegria dos velejadores que disputaram mais uma etapa da Copa Veleiros de Oceano, com percurso na Baía Sul.

Desde cedo a previsão apontava para uma regata técnica e rápida. Com presença de treze embarcações na raia, a regata valeu também com última etapa da Copa Flotilha, composta ainda pelas Regatas Solitário e Ele & Ela. Com largada às 12h05, em frente a Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, as tripulações encararam um percurso técnico.

O primeiro barco a cruzar a linha de chegada no percurso longo foi o Corta Vento, da classe C30, após quase uma hora e cinquenta de regata. Logo atrás veio o Absoluto, na classe ORC. No percurso mais curto, destaque para as disputas na classe RGS A, com oito embarcações na disputa.

Com vantagem de menos de um minuto, após o tempo corrigido, o veleiro Bruxo assegurou o título da etapa, à frente de Tintium e Biruta, segundo e terceiro, respectivamente. Completaram a flotilha Remo, Zuriel, Argonauta 4, Caos Calmo e Missionário. Na classe RGS Cruzeiro A deu Quival, enquanto na classe RGS Cruzeiro B o Maneiro foi a embarcação vencedora.

Durante a premiação, parentes do velejador Klyver Duarte, homenageado nesta regata, participaram da entrega de prêmios representando o Comandante da embarcação Klymmp, falecido na última semana. Klyver foi um dos grandes entusiastas da vela no ICSC.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontece nos dias 15 e 16 de junho, com a realização das Regatas Lineares.

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019  Cidade de Florianópolis  ANO 3   SLIE 1712751-36  Processo  58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOXDIBRAPEORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.