30/08/2021

Bom início para flotilha do Veleiros da Ilha no Sul-Americano de ILCA

Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo estão no top-5 da classe Standard.

Começou nesta segunda-feira (30), no Iate Clube do Rio de Janeiro, o Campeonato Sul-Americano da classe ILCA para as categorias Standard e 4.7. Com ventos de 10-14 nós de direção sueste, clássico da raia fluminense, os atletas do Veleiros da Ilha tiveram um ótimo desempenho nas duas regatas deste primeiro dia. 

Mais experiente da delegação, Bruno Fontes finalizou o dia na segunda posição, com 5 pontos perdidos, sendo superado apenas pelo peruano Stefano Peschiera, líder com duas vitórias. Matheus Dellagnelo também teve um ótimo desempenho na estreia, com dois quintos lugares, somando 10pp e finalizando no 5º lugar geral. 

Em seu primeiro campeonato sul-americano, o jovem Ivo Scampini vem ganhando bastante experiência entre os mais velhos e nesta segunda finalizou o dia na 37ª posição.

Brenda Furlin e Gabriel Vantajo conquistam ótimos resultados no 4.7

Excelente dia também para os atletas de Vela Jovem do Iate Clube de Santa Catarina, Gabriel Vantajo e Brenda Furlin, na classe 4.7. Décimo primeiro na classificação geral e sexto na sub-16, Gabriel somou um 19º e um 10º nas duas regatas desta segunda, totalizando 29 pontos perdidos.

Brenda também teve uma ótima performance e está em 14º no geral, além de ocupar o terceiro lugar na categoria Feminino com 32 pontos perdidos. 

Nesta terça-feira estão previstas mais duas regatas. A previsão é de que as condições permaneçam da mesma forma até o final da competição, programada para quinta-feira. 

Súmula – ILCA Standard 

Súmula – ILCA 4.7 

Semana de Vela Internacional do Rio de Janeiro

Após a realização do Sul-Americano, as atenções estarão todas na Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, para as classes Optimist, 420, 29er, ILCA Standard, ILCA Radial (Masc./Fem.), ILCA 4.7, Finn, Snipe, 49er e Star. 

O Veleiros da Ilha vai com uma equipe bem forte para a competição. Ana Clara Carlin, Davi Neves, Felipe Amado, Heitor Rangel, Lara Candemil, Lucca Carbone e Luiza Mateus competem na classe Optimist; Brenda Furlin, Gabriel Vantajo, Ivo Scampini e Luana da Silva no ILCA e Clara Mateus, Livia Nogueira, Guilherme Menezes, Fernando Menezes, João Marcelo Carlin e José Irineu no 29er. 

Para todas as classes em disputa estão previstas oito regatas, sendo duas por dia, com exceção das classes 29er e 49er, que tem previsão de doze regatas, sendo três por dia. A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro será uma competição de extrema importância, sendo a 1ª etapa da Seletiva da Equipe Brasileira de Vela Jovem – Sub-19 (classe ILCA Radial Masculino e Feminino), além de ser a 2ª etapa da Seletiva da Equipe Brasileira de Vela Jovem (classes 420 e 29er) para o Campeonato Mundial da Juventude, em Omã.

Sul-Americano da Classe ILCA (Radial)

A terceira competição em terras cariocas será o Sul-Americano da Classe ILCA Radial (Masculino e Feminino). As regatas acontecem entre os dias 10 e 13 de setembro e seguem o mesmo formato das demais competições, com previsão de oito regatas no total, sendo duas por dia.

Neste evento o Veleiros da Ilha contará com cinco atletas: Gabriel Vantajo, Ivo Scampini, José Irineu, Luana da Silva e Maria Cristina Boabaid. 

Lista completa da delegação do Veleiros da Ilha no Rio de Janeiro:

Ana Clara Carlin (Optimist Estreante)
Brenda Furlin (ILCA 4.7)
Bruno Di Bernardi (Treinador)
Bruno Fontes (ILCA Standard)
Clara Mateus (29er)
Davi Neves (Optimist Veterano)
Felipe Amado (Optimist Estreante)
Fernando Menezes (29er)
Gabriel Vantajo (ILCA 4.7 e ILCA Radial)
Guilherme Menezes (29er)
Heitor Rangel (Optimist Veterano)
Ivo Sacmpini (ILCA Standard e ILCA Radial)
João Marcelo Carlin (29er)
José Irineu (29er e ILCA Radial)
Lara Candemil (Optimist Veterano)
Lívia Nogueira (29er)
Luana da Silva (ILCA Radial)
Lucca Carbone (Optimist Veterano)
Luiza Mateus (Optimist Veterano)
Maria Cristina Boabaid (Treinadora e ILCA Radial)
Matheus Dellagnello (ILCA Standard)
Moises Machado (Coordenador)
Pedro Bruciapaglia (Treinador)

A presença da flotilha de vela do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha no Rio de Janeiro conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte através da Secretaria  Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Os patrocinadores são as empresas Nortox, Engie, Clemar, Casas D´Água e o Senhor Umberto Gobatto,

Mais informações sobre as competições: https://www.icrj.com.br/vela/