05/05/2021

Após revitalização, Comodoros está pronta para voltar à água

Construída em 1992, a embarcação passou por uma importante reforma e está pronta para ser usada nas regatas

Construída em 1992, a embarcação Comodoros passou por uma importante revitalização e está pronta para ser usada nos eventos náuticos do Veleiros da Ilha.

Criada com base nos barcos de pesca, tradicionais da nossa região, a Comodoros é uma das poucas embarcações do país que foi projetada para ser usada em regatas. Geralmente, os clubes náuticos possuem embarcações adaptadas, enquanto a embarcação do Veleiros foi feita especialmente para ser usada como Comissão de Regatas.

A Comodoros foi construída para substituir a antiga embarcação Saul Damiani, responsável pela Comissão de Regatas do Clube por quase uma década. Por sua importância histórica, recebeu a roda de leme original da antiga Saul Damiani, sendo que essa está até hoje na embarcação.

A obra de revitalização contou com a reforma de toda a parte do convés e colocação de nova borda falsa, aumento do lastro, reforma do costado e do casario. A parte elétrica também foi toda refeita, além de trocas de algumas cavernas que estavam danificadas e retificação do motor.

A revitalização da embarcação também faz parte do Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte, que contempla, entre outros atributos, a melhoria dos equipamentos náuticos do Veleiros da Ilha, através do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato