10/12/2023

Após mais de 24h, 55ª Regata Volta à Ilha Troféu Floripa 350 NDTV tem Terroso como Fita Azul

Regata foi marcada por condições que exigiram muito das tripulações neste sábado.

O Veleiro Terroso conquistou o troféu Fita Azul na 55ª Regata Volta à Ilha Troféu Floripa 350 & NDTV em um final de semana marcado pela determinação dos velejadores. Nesta edição, várias equipes desistiram devido às difíceis condições climáticas. O evento, que encerra o calendário náutico do ICSC-Veleiros da Ilha, contou com a participação de mais de 40 barcos, mas menos da metade conseguiu concluir o desafiante percurso de 67 milhas náuticas ao redor da Ilha de Santa Catarina.

Confira as fotos da regata clicando aqui

A tripulação do barco modelo Carabelli 54 foi a primeira a completar a regata, com um tempo de 11h33min46s. Navegando sempre em direção ao sul da ilha, o Terroso liderou a regata do início ao fim. Próximos aos campeões, outros três barcos, dos mais rápidos da flotilha, buscaram a liderança: Zeus Team, Katana/Portobello e Catuana Kim.

Poucos minutos depois do Fita Azul, o Katana/Portobello completou o percurso, confirmando a vitória na classe C30 e também na ORC, superando o Terroso no tempo corrigido. Quase uma hora depois, chegaram Catuana Kim e Zeus Team.

Regata supera 24 horas de realização

Apenas quatro embarcações conseguiram completar a regata ainda no sábado. Ao longo da tarde e início da noite, as primeiras desistências foram anunciadas. Com a falta de vento, especialmente na parte Sul da ilha, e as ondas altas devido ao forte vento Sul da sexta-feira, alguns veleiros optaram por retornar à Sede Central.

O quinto barco a completar a Volta à Ilha foi o Ponta Firme, no início da madrugada. Logo depois, veio o Esperança, confirmando o título da classe Bico de Proa. Seguiu o Pangea, que chegou na Baía Norte para receber o sinal de chegada quando já se passavam 16 horas de regata, conquistando o título da classe RGS.

Durante a madrugada de domingo, chegaram Cavalo Loko e O. Zetta, enquanto nas primeiras horas da manhã os veleiros Bruxo e Kraken completaram o percurso de 67 milhas náuticas.

Com mais de 24 horas de regata,  os três últimos barcos da classe RGS Cruzeiro: Lady Cris, Da Vinci e Açores III finalizaram o percurso. Separados por minutos, a tripulação do Da Vinci venceu a classe no tempo corrigido.

A premiação da 55ª Regata Volta à Ilha Troféu Floripa 350 NDTV acontecerá nesta quarta-feira, às 20h, na Sede Central do Veleiros da Ilha.

Campeões da 55ª Regata Volta à Ilha Troféu Floripa 350 NDTV:

Geral – Fita Azul: Terroso (Carabelli54)

ORC e C30: Katana/Portobello (Carabelli30)

RGS Geral: Pangea (Fast390)

RGS Cruzeiro Geral: Da Vinci (Schaefer31)

Bico de Proa: Esperança (Delta465)